29.7.15

Folato

Vitamina B9: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
Vitamina hidrossolúvel B9,  é necessário para a produção e manutenção de novas células, sobretudo durante a puberdade, infância e gravidez (crescimento rápido). 
Indispensável numa produção normal de glóbulos vermelhos, previne a danificação do DNA e consequentemente determinados tipos de câncer. 
Sua deficiência induz desnutrição (pelo intestino mal refeito), anemia, doença cardíaca e trombose. A mais grave é a malformação do tubo neural do feto: estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal.
O Brasil, a partir de 2004,  repõe (e não enriquece) ácido fólico às farinhas de trigo e milho. É que no refinamento, as farinhas perdem seu folato natural. 
Ele diminui os níveis do colesterol e remove o aminoácido homocisteína, causador de danos às artérias (derrame), e assim retarda demência  e  degeneração macular. Alivia depressão, esquizofrenia, e sintomas do autismo.
O excesso de ácido fólico sintetizado pode mascarar anemia, prejudicar tratamentos oncológicos e até alterar o sistema nervoso.
O ideal é obter o folato de alimentos naturais como frutas, grãos (farinhas integrais), vísceras de animais, ovos e vegetais ( folhas escuras).
Como a maioria das vitaminas hidrossolúveis, permanece por períodos curtos no organismo. Seus estoques duram poucos dias e precisam ser repostos.

2 comentários:

  1. ~~~
    ~ Apesar de ser uma vitamina importante e hidrossolúvel, nunca penso nela devido à sua enorme disponibilidade...
    ~ As sementes das leguminosas são excelentes fornecedoras.

    ~ Feijoada magra, um pouco de farofa, couve manteiga e uns gomos de tomate ou tomatinhos cereja, é um prato muito rico em B9.

    ~ O mesmo acontece com uma sopa duma leguminosa e vegetais...

    ~~~~ Abraços saudáveis. ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Hummm! Eu amo as sopas... Tão digestivas!
    A feijoada é sucesso garantido por aqui. Só minha mãe não ingere feijão preto por nada no mundo.
    Uma alimentação variada evita danos futuros.

    Salutares beijinhos de cá

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.