26.7.15

Formiga - arte tumular e chafarizes

Este chafariz fica de costas para a igreja matriz e servia como bebedouro público. É ricamente entalhado.
Junto dele se encontra uma placa com transcrição da petição de reforma dos três chafarizes da cidade, a quase um século.

Este outro fica na antiga torneira pública, próximo ao segundo cemitério da cidade - do Santíssimo. Bem mais simples que o outro, foi construído a pouco tempo, como enfeite.
Era ponto de coleta de água potável pela população na época em que não havia água encanada nas casas humildes do alto do morro.

Cemitérios contam a história da localidade: Sobrenomes, formas artísticas, religiosidade, poder aquisitivo, longevidade das pessoas, início da povoação, seus mitoscausospeculiaridades.
No 2º cemitério, nomes antigos como "Duquesa" chamam à atenção. Neste também já não há mais espaço para "carneiras" novas, então construiu-se um terceiro.
No 1º cemitério - do Rosário, não há estas estátuas tão grandes e belas. Essas possivelmente vieram da Europa, pois eles não tiveram um Furlanetto!
Nos dois cemitérios, o que me atraiu foram esses túmulos ornados "de banda". Eu nunca tinha visto exemplares assim (e olha que visito cemitério em quase toda cidade que conheço).
Há muitas imagens pequeninas e singelas - essa em torno de 40 cm.
Devido ao porte da área rural, há comunidades distritos que possuem  cemitérios, porém não visitei nenhum distrito por serem longe e o tempo, curto.

Puxamos prosa e fizemos amizade com muita gente pela cidade: O dono do hotel, o funcionário do museu, proprietários do comércio local, transeuntes a quem pedíamos informações e nos davam uma aula. 
As pessoas se comunicavam com outras via celular para complementar as informações de que não dispunham, passavam 10, 15 minutos falando conosco - isso é Minas!
O zelador deste cemitério, que formou-se contabilista no final do ano, fez questão insistente de dizermos nossos salários e detalhes de nossa vida financeira - sonha em um dia vir para São Paulo "enricar"...

4 comentários:

  1. ~~~
    ~ Dois belos chafarizes...
    ~ Gostei de ver o par.
    ~ Ando a tirar-lhe as medidas...

    ~~~ Abraços para ambos. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Quando meu par se mudou para a cidade, em 1970, seu bairro era servido também por torneira públicas.
    Ele não desce um graminha sequer no peso... Teimoso!

    abraços também para ti

    ResponderExcluir
  3. Belas imagens Cris. Os cemitérios acumulam artes mesmo, também gosto de conhece-los neste estilo.
    Minas é um trem bão mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Prá lá de bão, Tonin!
    São tantas cidadezinhas centenárias e cheias de cultura.Não ambiciono conhecer muitos países, contudo almejo visitar ainda muitas cidades mineiras.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.