23.7.15

Formiga - centro

O centro histórico de Formiga é coalhadinho de casarões centenários. Alguns mal conservados e até em ruínas e outros maravilhosamente conservados.
Os paralelepípedos dão o toque retro.
Mais abaixo situa-se a principal igreja. Estava toda enfeitada para um casamento - esplêndida! 
A máquina fotográfica ficou sem bateria e as pilhas novas estavam no hotel. 
Essa alameda de palmeiras é uma ladeira espaçosa. O grande prédio à direita é uma escola, antigo convento. 
Mais acima, fica um obelisco onde situava o pelourinho à época da escravidão. Uma placa transcreve a petição para construção do objeto de tortura, alegando necessidade. 
No espigão ao fim da rua, fica o primeiro cemitério da cidade - do Rosário: uma parte pequenina de grossos muros, envolta em outra etapa quatro vezes maior. É possível encontrar túmulos do final do século XIX, alguns estranhos enfileiradinhos ao longo do muro no sentido do comprimento, feito "vagões".
A via férrea serpenteia pelo centro. Em certos pontos, os carros vão lado a lado à "linha".
Aquele mezanino (espaço para eventos) no teto do prédio à direita é comum em muitas cidades de Minas e quase inexiste na minha cidade.
Há bequinhos, perambeiras, escadarias que levam ao quarteirão de cima e muitos bairros novos bem esparsos. A cidade é cheia de tentáculos.
Pelo que assuntei junto aos moradores, ainda é uma cidade calma, embora para os padrões de Minas, seja considerada grande (60.000 habitantes englobando a imensa área rural).
O povo tem um sotaque já meio "abaianado" e um dialeto onde fazenda se diz "granja"; oficina de funilaria é "lanternaria". Eles não pronunciam o nosso R retroflexo (caipira) do interior de São Paulo.
Desde o contato via fone para reserva de hotel, todos perguntam se temos parentes lá, se fomos devido a evento familiar, pois a cidade não é turística (essas é que são boas).
Escadaria até a parte baixa.

6 comentários:

  1. Oi Cris! Está de férias? Aproveite muito esses passeios! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joana!
      Um descanso curto, porém proveitoso. Pela falta de tempo, um passeio no raio de 400 km é o máximo possível.

      Beijão de cá tambem!

      Excluir
  2. ~~~
    ~ Belo passeio, Cris.
    ~ Como tu adoras. ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~ Beijos. ~~~
    ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  3. É bem meu estilo: Cidades pequenas, não turísticas, carregadas de história, povo acolhedor... Um excelente custo-benefício!

    Beijos de cá também

    ResponderExcluir
  4. Passear pelas Gerais é sempre uma boa oportunidade de encontrar com a historia. E são tantas Minas devido ao tamanho e vizinhanças.
    Belo passeio Cris.

    ResponderExcluir
  5. Um estado bem maior que muitos países, tonin!
    A gente fica uma diária (24 h 00) numa cidadezinha e não a conhece totalmente; há pessoas que ficam duas horas num país (cruzeiros) e diz que o "conheceu"!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.