20.7.15

Óleo ou gordura? Laticínio integral ou light?

Resultado de imagem para imagem torresmo
Os óleos industrializados estão sendo paulatinamente consorciados à natural gordura de porco, pois esta é  um "óleo" saturado: estável mesmo quando exposto ao calor, ar e luz. Seu sabor é insuperável em pratos salgados.
manteiga de garrafa tão antiga no nordeste e feita a partir da nata do leite pode ser utilizada para frituras várias vezes, sem saturar; basta filtrá-lo após o uso.
A manteiga clarificada  ou Ghi, de origem indiana, não produz fumaça em temperaturas altas e não necessita de refrigeração. Usa-se até como anti rugas.
É a manteiga onde se extrai a lactose ao fogo brando (em banho maria com pano em baixo) por hora e meia, evaporando toda a água e descartando exaustivamente a espuma com resíduos. Fica só a gordura da manteiga - similar à manteiga de garrafa.
O óleo de coco ( também saturado) é quase tão resistente ao calor quanto a gordura de porco, entretanto é caro demais em comparação à ela.
O de dendê tem sabor forte, assim como o adocicado da amêndoa. O óleo de abacate ainda não é comercializado em larga escala.
Óleos de soja e milho são transgênicos, como consta da lista de ingredientes, e são processados com muitos produtos químicos.
O de milho não tolera bem o calor e o "canola" é de sementinhas de mostarda colza - bem manipulado para se tornar comestível.
Todos os óleos, embora carregados de antioxidantes,  oxidam na exposição à luz e ao ar; aquecidos então, nem se fala. 
Até o tão falado azeite extra virgem pode ser um engodo, pois logo oxida e ainda há o risco grande de adulteração por parte dos importadores, para render mais. Um azeite ou óleo oxidado é cancerígeno, prefira abacate fresco nas saladas.

Resultado de imagem para imagem vaca leiteira
Não devemos abusar dos laticínios pensando no cálcio, pois a vaca retira o seu do capim e podemos fazer o mesmo, com as devidas adaptações.
Nos laticínios há a questão da lactose, hormônios... O leite cru (integral) tem mais vantagens que desvantagens e deve ser preferido ao UHT (leite "longa morte"). 
A gordura do leite, como qualquer gordura, é sacietógena e realçadora natural de sabor.
O ácido palmítico, componente natural dos lácteos integrais (e óleo de palma ou dendê), atenua a resistência insulínica, risco de determinados cânceres,  sobrepeso e  doença cardíaca. Então desnatados e semi são sofríveis.
Entre uma quantidade normal de light e uma reduzida de integral, melhor a reduzida.
Na verdade, qualquer produto light / diet deve ser trocado pela versão integral / normal e usado moderadamente (exceto em casos de diabetes e afins).
Os últimos textos científicos demonstram que a INFLAMAÇÃO CRÔNICA prejudica as artérias, e não a gordura moderada.
Produtos industrializados carregados de ômega 6, açúcares e sódio (para aumentar a validade), carboidrato refinado (sobretudo glúten),  alimentos naturais inflamatórios em excesso como os solanáceos e outros tóxicos são vistos como corpos estranhos e inflamam nossas veias.
É a forma do nosso sistema imune  tentar expurgá-los. Essa inflamação faz com que o colesterol se acumule em suas paredes, causando entupimento. Isso, a longo prazo, leva a pressão alta, trombose, derrames e ataques cardíacos.

4 comentários:

  1. ~~~
    ~~ NESTE VOSSO DIA DA *AMIZADE*, ENVIO BEIJOS
    E UM GRANDE ABRAÇO DE SINCERO AFETO. ~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um afetuoso beijo ao dia da amizade atrasado prá ti também - minha MAIOR amiga virtual!

      Excluir
  2. ~~ http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-colesterol/ ~~

    ~~~~~ Bj ~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abri o link.
      Algumas nutricionista aqui do interior já superaram este pensamento de valorização dos óleos industrializados e medo excessivo do colesterol.
      Elas estão orientando o uso de alimentos menos processados pela indústria e atividade física.
      Consorciar COM MODERAÇÃO a gordura (sobretudo de porco caipira) é um retorno às origens. Minha avó viveu quase 92 anos e nunca cozinhou no óleo.

      Um beijo despreocupado!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.