20.7.15

Ovo ou embutido? Margarina ou manteiga?

Já sabemos que a lista de ingredientes de um alimento, quanto menor, melhor!
Ovo é melhor que embutidos? Qual a lista de ingredientes do ovo? 
Clara e gema.
Chicken de frango, que meus alunos adoram, tem tanta porcaria, a começar pela pele de frango - seu principal ingrediente...
Sim, as crianças se fartam disso.
Mortadela e salsicha são feitos de miúdos: coração, língua, pulmão, brônquios, rins, fígado... Não há problema algum em consumir miúdos (são fonte de folato), eu mesma adoro esses itens exóticos. O problema está na adição de química e na carne de refugo.
Eles aproveitam a carne que não passa no controle de qualidade, de vacas com aftose, hematomas. A ANVISA não proíbe porque será exaustivamente cozido e as bactérias morrerão. Acontece que os venenos que as bactérias liberaram antes de morrer ficarão ali.
A química inclui vários produtos terminados em "ante", alem de sal, açúcar e gordura em excesso.
Tente o máximo possível substituir embutidos por ovo: cozido, omelete, mexido, poche e frito grelhado na frigideira antiaderente, com gotas de gordura de porco. 
A diferença entre omelete e mexido é que na omelete acrescenta-se outros ingredientes, tipo cebola, cheiro verde, queijo...
Na foto, ovos poche à gordura de porco que fiz para o almoço: usa-se um molhinho com tomates frescos, colorífico (urucom) e tempero, colocando os ovos delicadamente após o molho pronto borbulhar em fogo baixo. Cinco minutos tampado e está pronto. Mais cinco para assentar.

Se analisarmos a lista da manteiga, consta: Creme de leite ou nata de leite. 
E a lista de ingredientes da margarina? Possui itens a perder de vista, muitos terminados com o sufixo "ante": Estabilizante, conservante, antioxidante, acidulante, aromatizante, espessante, turvante, corante...
Fica nítido que a margarina é artificialíssima, quase um plastiquinho.
Não significa que devamos lambuzar os dois lados da fatia de pão com manteiga só porque é natural. É gordura e muito calórica. Também há a questão do abuso de glúten (pão) que já sabemos.

2 comentários:

  1. Pois é o ovo e a manteiga ganharam os noticiários esta semana entre o o mito e a verdade.
    Boa postagem.

    ResponderExcluir
  2. Nesse interiorzão só se come ovo caipira e gordura de porco. A indústria dos óleos vegetais, cheios de químicas artificiais, impunha verdades para vender mais.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.