8.8.15

Emagrecer ou manter?



Sempre surge comentário entre nós, professoras, sobre o processo de emagrecimento. O que seria mais difícil?
A grande maioria das pessoas encontra maior dificuldade em manter o que eliminou, mesmo que não tenha extirpado tudo que deveria.
No início, o sucesso é visível e o ânimo se eleva, porém com o passar do tempo a balança enrosca e a pessoa perde a motivação.
Uma rotina é fundamental, assim como estudar teorias nutricionais. Aos poucos, esta rotina necessita de certa flexibilidade consciente para não cair no marasmo.
Um temperinho diferente em alguns dos hábitos cotidianos pode trazer novo alento e baixar o peso. 
Mudar o cardápio, variar a forma de se exercitar (ou aumentar), socializar com pessoas também em processo, anexar terapias complementares, reformar as roupas, mudar o cabelo, renovar os exames médicos de rotina e até buscar novo nutri.
O marasmo só toma conta se a gente estagnar a mente. O fundamental é não perder o foco nos exercícios, hidratação constante e na alimentação. Por vezes, estamos ganhando massa magra e o peso não cai.
O domingo, dia livre, deve ser o mais pensado. Eu prefiro usá-lo com excesso para menos (jejum) ao excesso para mais  e perder todo o esforço semanal (dia do lixo).
O suco verde como primeira refeição agrega vitaminas e sais minerais sem agregar calorias. Assim, posso carregar um pouco mais nas outras refeições onde sinto maior fome.
Nem todas as pessoas se adaptam ao protocolo de seis refeições. Eu mesma tenho dificuldade com a quinta refeição (18 h 00), pois é nesse horário que diminuo (erroneamente) a hidratação e gosto de petiscar doçuras.
Ultimamente tenho deixado essa refeição moderada para uma hora antes de dormir, anexando à ceia. Com este simples ajuste, evito melhor o açúcar e uso água saborizada. Cada um é cada um!

2 comentários:

  1. Penso que manter é mais difícil Cris, porque exige mais disciplina e alguns sacrifícios.
    Mas força na peruca, que você esta bem.
    Engraçado que na Bahia não é costume jantar, alguns usam sopinhas, mas o grosso é usuário do pão inclusive tem filas para comprar o pão pela tarde. Quando cheguei achava engraçado.

    ResponderExcluir
  2. Aqui essa moda do pão também pegou, apesar do glúten, que virou vilao. Prefiro evitar.
    Adoro as sopinhas caseiras, mesmo no verão. São mais leves, nutritivas e saudáveis. Na ceia, batata doce, amendoim ou iogurte.
    Manter é um processo eterno, por isso mais complicado. A saúde agradece.

    Até breve!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.