3.8.15

Hidratação

Resultado de imagem para fonte agua cristalina
A recomendação médica de um e meio a dois litros diários d'água tem me feito muito bem.
Uma nutri disse que em humanos o reflexo da sede não é bem desenvolvida. Concordo plenamente!
Antigamente eu me pegava procurando na geladeira alguma fruta aquosa ou algo congelado para saciar uma sede disfarçada de fome.
Depois de minha reeducação alimentar, não descuido mais da água, entretanto no inverno a ingestão fica mais difícil.
Um estratégia eficiente  é levar água pro quarto ao dormir. Toda noite levo um canecão com 700 ml; acordo duas vezes e tomo minha água. Ao me levantar, tomo o restante.
Sobra apenas 1,300 para o período diurno.
É mais salutar espaçar a quantia ao longo das 24 horas, que tomar "empurrado" tudo quase duma vez. Aliás, tomar dois litros d'água numa "golada", pode até matar.
Sim, até água mata.A hiponatremia - condição em que são "lavados" os sais minerais do sangue, pode ocorrer pelo excesso de líquidos num curto espaço de tempo.
Os sintomas começam com diarreia, vômitos e confusão mental. Pode ocorrer o inchaço do cérebro, causando perda de consciência, convulsões e edema cerebral. Leva ao coma e até à morte.
Uma opção para hidratar saudavelmente no inverno é a ingestão de sopas ralas. O principal é não deixar a sede se disfarçar de fome, nem matá-la com líquidos doces, senão a balança range! 
Imagem Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.