16.8.15

Hiperinsulinemia



Quando vemos a síndrome metabólica chegando sorrateira e se instalando, a primeira reação é atacar a causa: remédio p/ pressão, estatinas, anti inflamatório para dores difusas, insulina... e por aí vai.
É o mesmo que tentar enxugar o corte de um hemofílico em casa, sem drogas.
Mas o que levou à gordura abdominal, pressão alta, triglicerídeos e colesterol elevados, resistência à insulina?
AÇÚCARES descompensadamente.
E onde está esse vilão?  No álcool, na frutose (frutas, mel, xarope de milho artificial, legumes doces), lactose (leite e derivados), glicose (cereais, tubérculos, grãos, massas), sacarose (cana, beterraba) . Nos carboidratos!
Não somos  o que comemos, porém somos o que digerimos... Então todo esse açúcar tem sido um combustível inadequado. O sangue vira uma sopa de  insulina e glicose.
Sem consumir exageros de glicose, não é necessário rios de insulina. Sem excesso de insulina, os adipócitos podem liberar o excesso de gordura, os rins podem expelir sódio normalmente, o fígado deixa de acumular gordura.
Restringindo os carbo refinados e diminuindo os demais, automaticamente aumenta-se proteínas e um pouco de gordura para matar a fome. 
Proteína e gordura animal são sacietógenos, então aos poucos as calorias caem, assim como a secreção de insulina. A potencialização só ocorre com exercícios físicos diários, mesmo que moderados. 
Resta planejamento da rotina e organização da disciplina mental. Determinação para  refrear a  gula e comer com temperança. Ao se deparar com a mente aberta, há que ser honesto consigo próprio e afastar os vícios.
Numa prática comedida, não se petisca entre as refeições, cortando de vez o hábito de abrir a geladeira várias vezes ao dia para procurar guloseimas. Deixa-se de lado os biscoitos, refrigerantes, bebidas cafezinhos doces.
Depois da diabetes instalada, a restrição de carboidratos é obrigatoriamente exercida sob orientação médica e após exames clínicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.