17.8.15

Maltose

Resultado de imagem para proibido cerveja imagem
Olha, graças a Deus eu não tenho inimigos. Claro que há aquelas pessoas às quais devemos manter uma distância inteligente, e tal...
Entretanto eu tenho sim uma inimiga rival que me persegue desde que conheci meu Par. E o título acima tem tudo a ver com essa  tal "loira" detestosa. 
Maltose é um açúcar não doce presente em cereais como o malte. Há em abundância nas bebidas alcoólicas fermentadas, que eleva a insulina e acumula gordura na barriga, contribuindo para a diabetes tipo II.
A décadas eu aprendi que a cerveja é um pão líquido. E pão de péssima qualidade, cheinho de química. Ainda por cima embriaga sorrateiramente.
O que mais odeio detesto nesta água suja, é que se faz de inocente timidazinha o tempo todo... Ah, pobrezita, que mal tem? Só para descontrair.
Festa infantil sem cerveja? Cafonice da grossa, não emplaca. Almoço de domingo sem cerveja? Não dá ar festivo.
Eu gostaria tanto de ser a Dilma, só por uma hora - o suficiente para baixar um decreto-lei proibindo terminantemente essa droga nos limites do Brasil. Ela contribui sobremaneira para a epidemia de síndrome metabólica atual, além de inúmeros danos sociais. 
Esse decreto é irreal, pois a ganância do Governo em arrecadar altos impostos fala mais alto. O povo, tontinho, nem desconfia de que é refem.
Meu Par tem que abrir uma latinha todo fim de dia, senão parece não fechar o ciclo e fica mal humorado que só vendo!
Agora, ele não pode mais... E como enfiar isso na sua cuca?
A mais de uma década ele ficou dois anos sem experimentar. A barriga quase tanquinho era linda! Depois que voltou, logo a pressão arterial se elevou, triglicerídeos, colesterol, pança de papai noel...
E agora, glicemia alta.
A cerveja ainda afeta as paredes estomacais e o fígado. Um fígado saturado faz serviço mal feito e joga gordora pro corpo. Afeta as taxas de testosterona, que afeta a construção muscular e gasto energético.
Além das calorias serem muitas - cerca de 150 por lata de 350 ml, são quase totalmente vazias. E desidrata, exigindo cada vez mais bebida. As taxas de triglicerídeos vão às alturas.

2 comentários:

  1. ~~~
    ~ Pois - se fosses Dilma por uma hora - o que tu poupavas para os cofres do estado, proveniente do serviço nacional de saúde...

    ~ Ah 'ganda' Dilma serias!

    ~ Nunca gostei dessas loiras amargas...

    ~~~ Beijinhos. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Ah, Majo... Os políticos querem arrecadar a curto prazo, e não economizar a longo, como no caso da saúde preventiva.
    Trabalhamos muito este tema com as crianças para que no futuro saibam discernir e fazer escolhas conscientes.
    A valorização da vida é um tema recorrente nas aulas de ensino religioso e ciências humanas. Nossa esperança!

    Abreijos lúcidos e conscientes

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.