15.8.15

Resistina

Resultado de imagem para resistina imagem
Por motivos óbvios, estou estudando resistência insulínica. Nunca imaginei que houvesse um hormônio danoso com esse nome...  
É uma adipocitocina produzida nas células gordas, que formam um complexo órgão endócrino.  A resistina faz ligação direta entre diabetes e obesidade. 
Substância deletéria ao organismo por  deteriorar a ação da insulina, impede a glicose de entrar na célula. Na presença da resistina, será necessário muito mais insulina para "abrir a porta" e empurrar a glicose prá dentro da célula. 
Fica aquele monte de glicose no sangue e não entra na célula, onde é seu lugar. Interferir com a produção de resistina, eliminando peso, torna o organismo mais capaz em lidar com a glicose.
Nesse descontrole, o pâncreas é obrigado a produzir mais e mais insulina, desgastando-se até parar de produzir o hormônio - falindo...
A resistina “informa” ao cérebro que há excesso de estoque de gordura na célula - a pessoa está gorda demais.
Hipertensão arterial, altas taxas de colesterol e triglicérides com aumento da circunferência abdominal levam ao diabete de tipo 2. Por isso, a doença pode causar derrames e enfartes – as principais incidências de morte em diabéticos.
A resistina também aumenta a produção de LDL nas células do fígado, degradando receptores de LDL no próprio fígado, deixando-o menos eficiente em limpar esse "mau" colesterol, que se acumulará nas artérias com mais rapidez se houver processo inflamatório (arterosclerose).
Ela ainda reduz o efeito das estatinas (medicamentos para colesterol).
A obesidade é um desequilíbrio entre a energia ingerida e a despendida, fazendo com que obesos sejam mais suscetíveis a infecções e inflamações que indivíduos eutróficos = incompetência imunológica.    
Sendo o acúmulo de gordura considerado um complexo órgão endócrino, o baixo peso (lipodistrofia) também traz consigo o perigo da resistência à insulina. Equilíbrio é o mote.

2 comentários:

  1. ~~~
    ~ Ainda bem que reconheces que o equilíbrio e harmonia é fundamental para a manutenção da extraordinária máquina que o Criador concebeu e que andas constantemente a desafiar, colocando-o em enorme stress, ora fazendo exercício físico agressivo, ora comendo sucos amargos, ora fazendo jejum para 'desintoxicar'...

    ~ Acontece que Deus concedeu-nos ótimos orgãos de limpeza e desintoxicação...

    O 'STRESS', esse SIM, provoca DOENÇAS que podem ser GRAVES.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~~ BEIJOS. ~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Majo do céu! Esse puxão doeu! Minha orelha está toda vermelha...

    A corridinha é diária, leve e funcional, desestressa e me faz um personagem aqui na vila - todos os vizinhos mexem comigo.
    O suco verde deixa meu cabelo lindo e curou minha gastrite - depois de quase dois anos, até já acho gostosinho! Não tenho uma febre ou dor a muuuuuito tempo.
    Ah, estou vendo os vídeos do Dr. Jea Myung Yoo e adorando! Tão magrinho ele... Será que faz seis refeições ou jejum intermitente (ou os dois como eu)?

    Agora é sério, Majo. Fico-lhe muito grata pelos vídeos; ei de aprender bastante.
    Esse post é em homenagem a você. Será que está didático para entendimento do Par?
    Até já chorei hoje por causa da glicemia alta que ronda essa casa.
    Precisava muito dessa conversa descontraída.
    Beijão prá minha melhor amiga virtual!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.