15.8.15

Zero isso, zero aquilo

Resultado de imagem para imagem segunda sem carne quinta sem glutenAtualmente, alguns especialistas já classificam as células imortais do câncer como oriundas de alguma disfunção metabólica e não apenas uma simples mutação celular genética.
No meu jejum disciplinado 6x1, iniciado após o almoço aos domingos, fico somente na água pura ou saborizada com ervas, canela em pó, cúrcuma, magnésio. De hora em hora vou me hidratando até o almoço da segunda-feira.
No início da noite pinta aquela fominha / vontade de mastigar, então eu faço um chá quentinho (sem adoçar), tomo e renovo a escovação dentária com afinco, e o cérebro ingênuo novamente interpreta que me saciei.
Resultado de imagem para imagem segunda sem carne quinta sem glutenNão uso refrigerante ou chiclete diet, nem masco cascas de citrus (porém são opções), excluo suco natural (frutose) porque o intuito é me limpar totalmente durante um dia por semana.
Não existem as campanhas "segunda sem carne, terça sem cafeína..."? Pelo jejum intermitente, fico 24 horas semanais com zero carboidratos refinados / zero  glúten / zero açúcares  / zero lactose / zero proteína inflamatória / zero industrializados.
Resultado de imagem para sem lactoseDe manhã é super tranquilo: Tomo um copo de suco verde ao acordar, porém coado e bem ralo, com poucos ingredientes. Almoço normalmente quando completo 24 horas do final do almoço anterior.
Neste tempo praticando, nunca tive tontura, dor de cabeça, vista embaçada, leseira ou compulsão alimentar.
Também nunca tive visões maravilhosas, aptidão excepcional de pensamento, apenas rotina trivial.
Portanto, é necessário estudar as reações adversas, que são individuais. Como se diz: Jejum é para todos, mas não pra qualquer um.
O foco físico do jejum semanal é a reprogramação metabólica: "fechar um dia para balanço",  organizar o estoque, fazer a faxina de todo o sistema digestório, eliminar toxinas e pontos de inflamação.
Resultado de imagem para cortar industrializadosO foco psicológico é o empoderamento sobre a gula, o domínio das vontades tolas, o ato libertador de se sentir muito bem, embora estando "vazio".
Resultado de imagem para sem industrializadosA gente consegue refletir com mais clareza sobre todo o processo alimentar e manter uma relação respeitosa e respeitada com a comida.
Ingerimos  muito alimento desnecessariamente! Diversos animais silvestres, inclusive mamíferos, também não comem todo dia. Não é aberração.
Resultado de imagem para carboidratos refinados listaE não se iluda: Jejum terapêutico sempre tem foco nos processos inflamatórios. Não é dieta de emagrecimento, embora a curto prazo, até emagreça um tiquinho. Depois, o organismo se ajusta e o efeito diminui inexoravelmente.
Portanto, as seis refeições balanceadas ao longo dos outros seis dias da semana (ou algo similar) devem continuar sendo o foco.
As nutris sempre liberam os domingos para escolha pessoal. Uns fazem dele o dia do lixo.
Uma conhecida minha que está em risco de Síndrome Metabólica e estagnou na dieta, passou a aplicar dois jejuns semanais de 18 horas, sempre partindo do almoço.
Para a síndrome, após quatro meses disciplinadamente, ela fará novos exames e avaliará os resultados; além de medir a gordura visceral.

O jejum terapêutico só faz sentido se integrar o processo alimentar de forma prazerosa, e não sacrificial. É indicado a humanos saudáveis e em equilíbrio emocional. Pessoas com histórico de distúrbios alimentares ou propensas a tal devem evitar qualquer tipo de variação na dieta básica, inclusive seis refeições diárias, sem orientação médica.
Imagens do Google.

2 comentários:

  1. ~~~
    ~ De início, parecia que éramos adeptas da fitoterapia entusiastas,,,

    ~ Afastámo-nos muito...

    ~ Sou pelo maior respeito pelo corpo - como organismo - e abomino a ideia da agir violentando-o.

    ~ Desse tal jejum, só ouvi falar na Bíblia, nem os evangélicos que cumprem a Bíblia o usam.
    Depois há o jejum do Ramadão, puramente ritual, onde comem à noite e antes de nascer o dia,,, Ninguém dorme sem comer.

    ~ Habituada a um bom lanche da tarde, todos os teus orgãos (incluindo o sangue, cérebro. medula óssea...) e todas as tuas células entram em stress após as seis horas...

    ~ Então sobe o LDL, diminui o HDL... E assim passas a noite...
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~ Ora, o sono é o melhor meio de purificação, altura em que se realiza a renovação celular.


    ~ ~ Agora, sei que vais esconder o meu comentário, pondo várias postagens sobre esta e, talvez, só respondendo para a semana...

    ~~~~~~~ Abraço.~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~

    ResponderExcluir
  2. Olá, Majo!
    Sempre aguardo seus puxõeszinhos de orelha com todo carinho.
    E sigo muitos dos conselhos seus, viu? Aprendo tanto com sua ajuda... Quando te desobedeço, aquilo fica martelando aqui na minha cabeça. Hoje será assim.

    A moral da história aqui é fazer com que alguém veja que se é tranquilo ficar até mesmo sem comer, é perfeitamente possível restringir carboidratos com afinco e determinismo.
    Se posso perfeitamente correr toda noite na maior felicidade, é possível alguém pedalar meia hora de madrugada sem morrer...

    Ah, salvei os vídeos e estou aprendendo muito. Por enquanto estou vendo sozinha. A esperança é a última que morre.

    Um beijão todo redimido procê!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.