23.9.15

Equinócio - palavra linda!


Resultado de imagem para equinócio

O equinócio de setembro marca o desabrochar primaveril (ponto vernal) aqui no Brasil. Trata-se de um fenômeno astronômico onde o Sol se esbrange mais intensamente pelas regiões próximas à linha do Equador, na interseção do círculo da eclíptica terrestre.
O equinócio ocorre no momento  exato em que o Sol atravessa perpendicularmente o Equador de sul para norte, o que  hoje aconteceu às 5h20.
Neste interessantíssimo fenômeno, o dia apresenta exatamente a mesma duração tanto no hemisfério Norte quanto no Sul, fazendo o período diurno e o noturno durarem tempo idêntico de 12 horas!
A distribuição diferenciada entre os raios solares dos dois hemisférios é consequência da inclinação de aproximadamente 23°27’ no eixo rotacional terrestre. Trata-se do giro que a Terra efetua em torno de seu próprio eixo, durando 24 horas.
Esse giro relaciona-se ao eixo de translação, sendo esse o movimento que a Terra realiza em torno do Sol ao longo de um ano. 
Assim sendo, em certos períodos do ano, a luz solar incidirá com maior intensidade sobre um dos hemisférios, alternando em outra parte do ano, conforme o movimento planetário.
Imagem.

Uma tranquila mudança de estação a todos, seja ela primavera ou outono!