26.9.15

Frutas e carboidratos



Pessoas com glicemia elevada devem evitar amidos - os carbo mais pesados. Uma boa fonte de carboidratos complexos (bons) são as frutas, sobretudo aquelas com menor teor de frutose (menos doces).
Pesquisei na Net algumas frutinhas mais comuns, verificando o teor médio de fonte de energia. Há divergência cá e acolá... Encontrei sites em que o carboidrato do abacaxi varia de 6 a 20 % ; o mamão, de 10 a 25 % (?)
Colocarei em forma de porcentagem para facilitar a visualização e entendimento, lembrando que é uma média aproximada apenas.

Limão  8 %    /    Maçã 15 %    /  Banana 20 %

Polpa fresca de coco 15 %   /   Uva 15 %

Mexerica / laranja 12 %   /    Abacate 8 %

Abacaxi   13 %     /    Goiaba      9  %

Maracujá roxo  20 %    /    Melancia  11 %

Melão  9 %    /    Morango   9 %

Pêssego / nectarina / ameixa (todos primos) média 12 %

Mamão 20 %    /    Pera 15 %

Caqui 25 %     /     Jaboticaba 20  %

Manga (comendo-se parte da casca) 20 %
É importante se esforçar e ingerir parte da casca da manga. Aquelas partes avermelhadas são molinhas e diminuem sobremaneira o índice glicêmico dessa fruta, cuja safra começa agora.

Amendoim e azeitona preta meu Par consome todo dia, em baixas quantidades, então fica também a porcentagem de carboidratos: Amendoim cru - 15  %   e azeitona preta - 5 %.

Imagem Google.