24.10.15

Na prática

A dias, recebi um e-mail solicitando refeições práticas que faço para meu Par, com glicemia alterada, algo infelizmente "quase banal" hoje em dia.
São seis refeições diárias, evitando-se ao máximo carboidratos densos - amidos, açúcar branco.
Ele acorda 5 h 00 e logo faz esse lanche: café preto praticamente sem açúcar, abacate - gordura boa sacietógena, uma proteína (gerallmente queijo branco) e duas frutas.
Aqui, milho com manteiga e meia goiaba (que sobraram da noite anterior), ovo cozido e pêssego. Também faço omeletes para variar.
O abacate sempre: compro dois verdes, deixo um amadurecendo na geladeira e o outro fora. O que está em uso, cubro com filme plástico, envolvo naquele isopor do mamão e vou tirando partes.
O desjejum mais comum, que uso 6 dias por semana, é esse: mamão formosa (papaia tem mais frutose), banana prata (nanica doce demais também), naco generoso de queijo branco e abacate.
Aqui, outro queijo mais curado junto ao branco. O resto é igual. Nutre e sacia. E ele parte para uma pedalada antes do trabalho.
O desjejum dele mudou pouco. Já tinha o abacate e mamão formosa, troquei a banana nanica por prata e o sanduíche natural pelo queijo, tirei o leite a mais de ano, devido às inflamações.
Cerca de 8 h 30, o lanchinho. Pouquinho de amendoins crus e leite fermentando. Essa marca tem menos açúcar, segundo a Proteste e ele gosta da galinha pintadinha. Devido às gorduras boas, é um lanche sacietógeno.
Ele usa o leite fermentado desde que teve fascite plantar (esporão) e tomou anti-inflamatórios demais.
Nesse lanche, só troquei a fruta pelo amendoim.
Cerca de 11 h 30, o almoço. Uma saladona e carne. Eu tenho abusado do curimbatá assado. Nesta versão, inteiro com vinagrete de chuchu. Gordura boa - ômega 3.
Qualquer carne acompanha a salada: frango, suíno, bovino, miúdos. Aqui, molho de abacate (gordura boa) com limão, vinagre de maçã e cheiro verde.
O que mudou foi a saída quase completa do arroz com feijão. Batata eu cortei a mais de ano, devido ao esporão (ela é inflamatória - solanina).
Aqui, curimbatá sem recheio e sem as extremidades (que usei para fazer um caldo) e aqui, picado em postas. Esse peixe é amarelo e firme; rende bastante e não vem com água injetada, como os filés.
Uso duas variedades de folhas na salada; a chicória gosto muito. Pepino em fatias finas também é constante.
A refeição completa: Salada, abobrinha com cenoura, linguiça com cheiro verde e arroz branco polvilhado. Uso pouca carne processada, porém ele havia pedido linguiça. O salame também uso, apenas para avivar um prato.
Até eu, que prefiro as sopas (no verão uso ao almoço), aderi às saladas. Dele à esquerda e minha à direita .
Na dele tem pimenta sininho madura, pepino, brócolis, cebola, chicória e rúcula, azeitonas e muçarela.
E uma generosa carne quentinha sempre! Pode ser pura ou com feijão, ou arroz integral ou mandioca cozida - tudo muito pouquinho.
A carne necessita de um pouco de gordura para levar à saciedade e a dieta vingar.
Sempre tem que ser algo palatável e familiar a ele, senão não come. No post seguinte, mostro as três últimas refeições.

6 comentários:

  1. ~~~
    ~ Tudo se baseia no equilíbrio entre o que se gasta e o que se ingere.

    ~~~ Continuação de muito sucesso, para ambos. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~~~ Beijos, estimada amiga. ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha sorte é que ele adora saladas e proteína, então vou compondo as refeições assim...

      Beijo de outra grande amiga!

      Excluir
  2. Cristia!
    Que receitas maravilhosas, e sem dizer que são todas deliciosas de pouca caloria...
    Confesso que se não fosse por estas postagem, eu não teria conhecido a crepioca,. a qual usa massa de tapioca como base com acréscimo de leite e ovos.
    Amei de coração a todas as postagens...
    Comentaria todas as outras mas como estou com o tempo hoje meio escasso vou tirara um tempinho pra fazer esta receita nova de crepioca postada por ti nesta foto.
    bj de carinho.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wonder!
    Os jovens que faze academia gostam muito de crepioca. Uma receita equilibrada. No meu caso, nem coloco leite, só ovo e algumas colheres de massa de tapioca.
    Boa sorte com a receita e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Seus pratos balanceados são bonitos e há que ser assim para inspirar a disciplina. Já li muito sobre a cor dos alimentos para inspirar crianças no consumo de folhas e legumes.
    Bravo.

    ResponderExcluir
  5. Alguns ele não aceita, não, Tonin. Ervas e condimentos, principalmente... E nada de prato "estranho".
    A glicemia, que estava em 167 na medição mais alta, já chegou a 109, sem medicação alguma. Compensa o esforço tanto dele, quanto meu.

    Grata pelo apoio! Até mais!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.