21.10.15

Outubro rosa


Cê tá com a mamografia em dia? Eu fiz a minha em julho. É importante marcar na agenda uma data para correr atrás.
A conscientização teve início nos Estados Unidos, unificando ações isoladas em prol da luta contra o câncer de mama; hoje a campanha ocorre em praticamente todo o mundo.
Minha tia, aos 43 anos, detectou nódulo no autoexame, pois nunca tinha tido "tempo" para mamografia, trabalhava demais.
Ficar apenas o autoexame não é o indicado, por já detectar o nódulo num estágio mais avançado. Ela teve sorte e não gerou metástase; o episódio beira dez anos.
No tratamento, ela levou quase dois anos. A rádio necrosou a região dos pontos. Parecia que seu seio estava anelado por furúnculos que nunca secavam.
Depois do episódio em que ela passou cinco anos em observação, ficou mais atenta à saúde. Otimizou o plano de saúde e faz até colonoscopia anual.
Um mercado grande aqui próximo, aderiu à campanha e todos os funcionários usam o laço rosa. No folheto deles, está estampado o tema.
O curso de medicina de uma universidade autárquica enfeitou toda a fachada do prédio histórico com tecidos rosa. A iluminação noturna do prédio também está toda rosa. Ficou emocionante (imagem acima)!

6 comentários:

  1. Olha vou fazer a minha nos próximos dias!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marina!
    Isso mesmo, um exame rápido, quase inodoro, que salva vidas! Espalhe a ideia!

    ResponderExcluir
  3. Até escreveu as letras em rosa :)
    é importante estas datas para sensibilizar as pessoas para a gravidade de doenças que afectam profundamente o bem estar das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Outubro é um mês em que as amigas se perguntas sobre a mamografia. Minha mãe mesmo me interpelou logo nos primeiros dias, sua irmã caçula foi acometida pelo câncer de mama.

    ResponderExcluir
  5. ~~~
    ~ Importantíssimo!

    ~ Um cuidado que realmente salva-nos do cancer.

    ~~~ Abraço rosa. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.