17.10.15

Vigorexia e Ortorexia

Resultado de imagem para Vigorexia imagens
Resultado de imagem para ortorexia
Quando pensamos em distúrbios alimentares, vem-
nos logo à mente a anorexia - "dieta das modelos"  (comer uma folha de alface ao dia para ficar "anoréxica"); ou a bulimia - compulsão alimentar - se empanturrar de gordices e depois, arrependida, induzir o vômito.
A vigorexia acomete sobretudo pessoas que não se sentem suficientemente fortes, "malhadas" e ficam viciadas em academia.
Uma distorção da própria imagem as leva a querer melhorar mais, numa eterna e sofrida insatisfação, que pode levar ao uso de doping.  
Na ortorexia, que consiste em seguir sua dieta (geralmente saudável) ao pé da  letra, antes de comer, a pessoa esmiuça minuciosamente o prato em busca de um detalhe que não se encaixe. Fica vasculhando com o garfo e separando itens indesejáveis.
Se ela é vegetariana, não come uma sobremesa sequer que contenha gelatina; se é natureba, não ingere nada que não seja comprovadamente orgânico; se segue dieta sem glúten (mesmo não sendo celíaca), revira todos os rótulos em busca do menor vestígio.
Algumas se apegam até à disposição das cores no prato, ou no tamanho dos pedaços e quantas vezes deve mastigar.  Chegam a sentir náuseas frente a determinados pratos.
Outras, contam e anotam calorias, pesando cada porção. Há quem seja exagerado com higiene, chegando a não comer nada fora de casa e a não comparecer a eventos que envolvam comida.
Até o tipo de panela (saudável) ou uso de micro-ondas pode influir. Há também quem não experimente novos alimentos, se atendo a uma variedade muito pequena, inflexível. 
Nem sempre há perda de peso excessiva, porém geralmente essas pessoas são magras. 
O convívio social, todavia, acaba sempre afetado - são pessoas consideradas "chatas" para comer e às vezes, desde crianças ou adolescentes carregam algum traço, mesmo que sutil: são detalhistas, organizados demais, não burlam regras e requisitam a proteção familiar com mais afinco.
Também podem ser ex obesos. Minha prima trata uma senhora que desenvolveu ortorexia  após um câncer, e tem medo de comer quase tudo e sofrer metástase.
É uma espécie de obsessão martirizada, um extremismo alimentar que na verdade não passa de uma modalidade especial do nosso peculiar TOC .
O primeiro passo para lidar com qualquer transtorno, é conscientizar-se dele. Eu mesma melhorei muito quando me vi uma TOC relacionada ao tempo
Passei a compreender meus comportamentos desesperados toda vez que o tempo era escasso. Entrava em pânico se houvesse duas festas (eventos) no mesmo dia...
Em casos extremos, qualquer transtorno requer tratamento e acompanhamento com equipe médica multifuncional. Sempre olhamos o outro, sem nos dar conta de que temos nossas próprias compulsões, mesmo que secretas.
Imagem google.

6 comentários:

  1. As obsessões amedrontam-me. Tudo o que sai da “moderação” pode acabar em exageros de uma forma ou de outra, mais ou menos acentuada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Catarina!
    Já com as crianças notamos sinais obsessivos: Excesso de minúcias, inflexibilidade, perfeccionismo, tabus... Quando se é alertado para o fato, a autoconsciência leva ao autocontrole, entretanto nos casos extremos é importante ajuda profissional.
    Eu convivo com alguém obsecada por livros - compra, inicia a leitura, nunca termina, compra mais e mais e nem abre. Em alguns anos de conversas sutis, ela foi tomando consciência da aberração e melhorou muito.

    ResponderExcluir
  3. ~~~
    ~ Um ramo da anorexia é a anorexia do desjejum,
    que acomete uma percentagem de indivíduos com
    baixo rendimento escolar, normalmente.

    ~~ Beijos chuviscados. ~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que a merenda escolar de meus alunos é às 9 h 10, pois a maioria sempre vai em jejum para a escola.
    Aqui, a aula começa muito cedo, eles saem de casa pouco depois das 6 h 00; sedo demais para ter fome.
    Eu mesma só tomo o suco verde, nunca consegui comer de "madrugada". No recreio, faço o segundo lanche (salada com feijão e "tiquin" de proteína - da escola).
    Meu filho leva o lanche para comer na fábrica, também não tem fome logo após a escovação dentária.

    Beijos enfim, frescos - também chuviscados!

    ResponderExcluir
  5. ~~~
    ~ Pois eu começo por beber uns 4dl água ao acordar e se me deixo ficar na cama, 15mn depois já estou a pensar em comida, mas forço-me a esperar mais 15mn.
    ~~~ Bj ~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  6. Um bebo água durante à noite, a cada acordadinha. Vão-se 800 ml.
    Então tem fome de madrugada? Mesmo logo após a escovação dentária? É igualzinha a meu Par.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.