12.11.15

Fibra seria um carboidrato?


Será mesmo?
Aqui pelas minhas autodidatices, passei um tempão tentado descobrir em qual categoria se encaixam as tais fibras.
Lembrando as 5 categorias: Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais (eletrólitos).
Eu ficava cá, matutando... será que esqueceram de criar uma sexta categoria para incluir as fibras?
"Adondé qui vai essi trem"?
Realmente as fibras são carbos. Boa parte delas é composta por um açúcar.

Cri, açúcar na fibra?
A celulose!
A fibra não é digerível no estômago, nem no intestino delgado. Ela se desloca intacta até o intestino grosso. Lá, é fermentada pela metabolização da microbiota intestinal - um carboidrato de qualidade.
Por serem especiais, as fibras são subtraídas na contagem de carbos.
Num alimento com 28g de carboidratos, sendo 8g de fibras, fica assim: 28 - 8 = 20.
Então, 20g de carbo disponível (a se transformar em glicose).
Entretanto, fibras em excesso, dentre outras possíveis complicações, interferem com a absorção de zinco e cálcio pelo organismo. A diferença entre remédio e veneno é sempre a dose!
A tempos, eu passei a coar meu suco verde em peneira grossa - ponderação.

4 comentários:

  1. Tudo tao arrumadinho.
    : )

    ResponderExcluir
  2. Olá, Catarina!
    Uma banca de "fibras" assim, numa feira livre, é meu sonho de consumo...

    Beijos coloridos procê!

    ResponderExcluir
  3. ~~~ Sabia que ia encontrar a Catarina por aqui... ll; ))


    ~ Gosto muito da tua capacidade de estudo e perseverança
    em te informares e aprender. É por isto que sou tua amiga e
    ando por cá, porque eu também sou assim.

    ~ Já te tinha falado do perigo da ingestão de cascas muito
    fibrosas, com muita celulose, elas arrastam sais mimerais,
    incluindo o cálcio e o ferro.

    ~~~~ Beijo afetuoso. ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  4. A maioria das nutricionistas aqui do interior são muito tradicionais e básicas, não expandem o pensamento.
    Me lembro de seu alerta, e passei a coar o suco verde.
    Ha fibras insolúveis muito ásperas, que arranham e inflamam a parede intestinal, como faz o excesso de fio dental num determinado ponto da gengiva.

    Outro beijo de amiga grata!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.