27.11.15

Meu Brasil "fazendão"


Depois de tanta corrupção, de tanta sujeira em Brasília, estou necessitada de ver meu Brasil por um ângulo melhor para aconchegar a alma.
Amo geografia, então vamos lá: Nosso território compreende mais de  8,5 milhões de km2 e a densidade demográfica é baixa - 23,8 hab. / km2. População estimada - 202 milhões, com "vazios" demográficos e um povo multicultural (sem grandes guetos).
Temos 1/4 da água potável mundial, sol (a pino) o ano todo, sem vulcões ativos, sem altíssimas cordilheiras, sem desertos, sem risco de grandes terremotos.
Possuímos  subsolo riquíssimo em minérios, energias renováveis, a maior fatia da maior floresta tropical do mundo (com rica biodiversidade e índios isolados), extensamente banhado pelo Atlântico.
Dispomos de universidades renomadas e todos os brasileiros devem obrigatoriamente frequentar escola dos 4 anos aos 17 anos, o que eleva a qualidade educacional, sobretudo nas séries iniciais - é bem comum uma criança estar lendo aos 5 anos.
Contamos com o gigantesco Sistema Único de Saúde a  tentar oferecer acesso universal, gratuito e equitário ao povo, embora haja regiões com subsídios locais e melhor qualidade.
Embora a segurança pública seja precária nos grandes centros, temos recantos tranquilos na maior parte do interior e não somos visados por grupos terroristas (com excessão das olimpíadas).
Não é uma pena sermos tão mal dirigidos?
Imagem Google.

4 comentários:

  1. Muito bom voltar os olhos para as coisas boas de uma nação.
    Muitas vezes somos exigentes demais sem olhar para a imensidão deste gigante. Eu comento sempre que é fácil criticar um presidente um governador, mas é preciso ver a distancia que há entre um presidente e um morador isolado ou afastado,explico: o caso das badaladas bolsas é um projeto interessante porem mal administrado nos recantos, falta seriedade, responsabilidade. Assim é o caso da merenda escolar onde desvios são denunciados. Então o governo cria benefícios, mas os aproveitadores desta "supervisão" se aproveitam e torna inoperante um bem e assim alvo de criticas.Isto tudo nos leva sempre a miserável lei da vantagem. Precisamos de uma consciência geral do gerir a coisa publica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeiro, Tonin! A coisa vai se perdendo pelo caminho, a corrupção vai "enferrujando" tudo e quem necessita fica desprovido.
      Prá quê tanto dinheiro no exterior? Qual o benefício dessa acumulação dentia?
      Como você bem diz: Consciência na gestão pública é educação, e ainda não a temos...
      E seguimos tentanto acalentar o "menino gigante"!

      Um abraço ainda esperançoso

      Excluir
  2. ~~~
    Fixei que Portugal tem uma área aproximada à de Pernambuco.
    ~~Tão pequeno e não falta por cá corrupção...

    A minha canditata preferida era Marina Silva, talvez com ela tudo
    tivesse sido diferente,

    ~~~~ Beijos animadores, ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  3. Oi, Majo!
    Houve "um pé atrás" em relação à Marina por ela ser fervorosa em uma igreja evangélica daquelas em que mulher só usa saias.
    Eu também gosto de suas propostas ambientalistas (mas os fazendeiros não).

    Beijos indignados!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.