28.11.15

Mirabolância ou Ciências Naturais?



Os conteúdos propostos pelo MEC para ciências com crianças de 5 a 7 anos, chegam a assustar num primeiro momento. 
São tantos itens a explorar ao longo do período letivo, numa quantia limitada de aulas (duas aulas semanais), que de início julgamos não conseguir.
Entretanto, explorando retroprojetor e literatura infantil; interdisciplinaridade e contextualizações orais é possível abordar os temas (alguns mais detalhadamente que outros).
A preparação cuidadosa das aulas favorece a aproximação dos temas à realidade da turma (oferecendo várias nomenclaturas para o mesmo tópico).
Eis os mais significativos:

  • Ações humanas na transformação dos ambientes e desequilíbrio ambiental ( poluição, degradação, desperdício);
  • Consequências negativas e positivas da interferência humana no ambiente (destino dos resíduos, conservação do solo, urbanização);
  • Diversidade de ambientes e seres vivos - o respeito aos inúmeros espaços de vivência;
  • A importância da água: ciclo da água, estado líquido, sólido e gasoso, escassez, tratamento, regime de chuvas; 
  • Solo (compostagem, degradação) e ar (mistura de gases, vento, fumaça poluente, queimadas);
  • Diversidade animal: locomoção, revestimento corporal, alimentação, reprodução, abrigo, hábitos noturno e diurnos, características de defesa (garras, dentes, veneno);
  • Sequenciação das etapas no ciclo da vida e as principais necessidades, características e comportamentos de cada etapa;
  • Diversidade de plantas: características de defesa (substâncias tóxicas, espinhos, urticância), funções, suas partes e suas especificações diante do ambiente em que vivem (cacto, floresta);
  • Humanos: suas características e comportamentos em função do ambiente, alterações físicas e psicossociais ao longo das fases de desenvolvimento;
  • O corpo como um sistema integrado: necessidades básicas - nutrição saudável, subsistência, exercícios físicos, higiene, educação, saúde, lazer (integração social);
  • Apoio nos órgãos sensoriais para interagir com o ambiente e observar os próprios sentimentos;
  • Respeito às diferenças (etnia, sexo, idade, condição social, características físicas);
  • Sexualidade como processo inerente à condição humana e cuidados corporais;
  • Matéria-prima: cerâmica, madeira, papel, tecido, plástico, metais - associá-la aos objetos - propriedades e funções, relacionar ao consumismo e acidentes domésticos. Filmes da Kika (minha paixão).
  • Fenômenos -crescimento da massa do pão, ferrugem, nascimento de sementes, produção de queijo, sombreamento (tridimensionalidade).
  • Sol e Terra: luz solar - sombra, energia (relacioná-la às fases da água - evaporação); céu diurno e noturno (rotação da Terra), eventos repetitivos (estações do ano e variações de temperatura);
É, o  sistema educacional tem mudado muito. Eu estudei esses conteúdos no "ginásio". 

4 comentários:

  1. Isto mesmo Cris, muitas vezes os projetos são ousados mesmo para forçar uma criatividade e ou testar capacidades. Creio que são para melhorar com o devido feedback dos colaboradores e multiplicadores.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizemos introduções leves na maioria dos temas, sempre trazendo à realidade deles. Espero que no próximo ano a professora continue.

      Abraços de cá

      Excluir
  2. ~ Nessa faixa etária todos os assuntos ficam como histórias
    da carochinha...

    ~ Dias pacientes, amiga.

    ~~~ Beijos didáticos.~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apenas enumerei uma disciplina, Ciências Humanas também aborda inúmeros temas, alguns coincidentes.

      Beijos atarefados

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.