30.12.15

Congonhas - Minas

Congonhas deixou de ser "do Campo"... A primeira cidade histórica que visitamos e onde estão as últimas e mais enigmáticas obras da equipe de Aleijadinho.
Ele possuía escravos, artesãos e aprendizes livres, pois era chamado "mestre" e tinha oficina / escritório (uma "empresa"); entretanto a supervisão e acabamento das peças eram sempre seus. 
Há em museus, contratos de trabalho e recibos que orientam essa tese. São obras demais para não ser assim. As irmandades Carmelitas e Franciscanas "brigavam" por ele - o melhor.
Com a doença já avançada, amarravam-lhe ferramentas nos membros degenerados e ele trabalhava na sombra da noite, devido à sua deformação. Arrastava-se de joelhos e a dor extrema o fez cortar alguns dos próprios dedos.
Creio que como o nosso Furlanetto, ele não tinha consciência de sua genialidade, mas sim de seu valor - cobrava caro. Trabalhava para sobreviver; a devoção religiosa era o poderio da época, não o artista. Muitas pessoas viviam da arte sacra, toda a hierarquia social era ligada ao sacro.
Ele morou com sua equipe em várias cidades da região para talhar suas obras em pedra sabão, material corriqueiro na área. A confecção dos trabalhos durava anos e até décadas.

O clima nos favoreceu com dias lindos, apenas com pancadas rápidas de chuva.
A ruazinha histórica que começa abaixo da igreja S. José e termina bifurcada. À direita, chegamos aos profetas. 
As pedras irregulares "pé-de-moleque" nos transportam no tempo. Lindas casas de época são habitadas pelos locais humildes e imprimem veracidade a todo o conjunto arquitetônico.
A entrada da igreja S. José - a primeira a visitar e uma das que mais me marcaram. Exala transcendência, apesar de simples. A faxineira nos atendeu muito bem.
Pelo interior, suas lindas torres arredondadas revelam as pedras brutas. Ela tem a mesma porta almofadada de tantas igrejas e capelas da região, entretanto não fica num morro e sim no meio da ladeira.

A Basílica Matozinhos está em restauro, entretanto fica aberta para visitação gratuita, com um senhor orientando. Não se permite traje indecente. O altar, principal beleza, está inacessível. 
No quintal há uma capela e museu dos devotos abertos para visita. À direita da foto fica a imensa igreja atual, sanitários públicos e a lateral de um novo museu municipal que só abre aos sábados (?).

Chegando ao encontro dos profetas - emoção forte estar nesse famosíssimo museu ao ar livre. Eles nos saúdam do adro, alguns já parcialmente depredados por vândalos, sem dedos - criaturas seguindo a sina do criador.
(ainda não replantaram a palmeira morta - faz muita falta)
 Veja o detalhe dessa bota. Cada membro ou acessório revela perfeições únicas.
Meu Par junto a um profeta e todo o deslumbre da acidentada paisagem rugosa. As sagradas montanhas de Minas nos acompanharam desde casa.
A beleza árida da praça rodeada por muita área verde e prédios da época, como um imponente hotel, completam o cenário.
 Aqui, seguindo a sina do mestre, a ponta do pé se foi. Veja a delicadeza da vestimenta.
Há 6 capelinhas abaixo. As inúmeras imagens da via sacra são de madeira policromadas. Aqui, a Santa Ceia. Jesus, 12 apóstolos e dois criados servindo.
Duas passagens na mesma capela. Os olhos são expressivos, pupilas dilatadas. Impressionante como a mesma perfeição da estátua de Jesus reaparece em cenas tão distintas.
A ladeira o os degraus dão o charme à praça e às capelas, onde observa-se as imagens e cenas pelas grades da porta trancada.
Romaria, bem próximo aos profetas. Esse local é enigmático - embora de época atual, possui uma arquitetura que lembra uma taba indígena.
Vários museus funcionam nessas casinhas numa disposição circular, porém fechado para reforma.
No vale abaixo fica o centro comercial com trânsito caótico e logo acima, a bela e de época Igreja N S Conceição, também em restauro.
Consegui as três abertas! Pouco antes da igreja fica o Solar  da Intendência - hoje prefeitura (não fotografei por estar poluído de luzinhas de natal.
O antigo colégio de moças ao lado da igreja e logo após, o cemitério, que em Congonhas, não fica nas igrejas.

8 comentários:

  1. Olá, querida Cristina
    Gosto demais de lá e de tudo de MG...
    Feliz e abençoado 2016!
    Bjm natalino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosélia linda!
      MG é um Brasil à parte, tão diferente da capitalista SP...

      Ano novo iluminado para ti e familiares!
      Abreijos!!!

      Excluir
  2. Gostaria de visitar esse local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi esta região aurífera de MG que enviou a maior parte de todo aquele ouro à Europa até meados do séc XVIII, Catarina!

      Excluir
  3. Gostava de visitar Congonhas do Campo.
    Uma boa cidade espero que ainda esteja conservada as obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bastante conservado o centro histórico, Tonin, com as principais obras em restauro.
      E não é longe de sua cidade natal, espero que tenha lindas lembranças!

      Excluir
  4. ~~~
    ~ Conhecia, mas agradou-me sobremaneira o teu registo.

    ~ Não entendo como não há um gradeamento protegendo as esculturas, já que há bastante espaço, que podia estar ajardinado.


    ~~ Uma Entrada Alegre, Amorosa e Auspiciosa...

    ~~~~ Beijinhos, estimada Amiga. ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que querem mantê-la o mais original possível, entretanto vândalos criminosos sempre podem surgir e depredar tamanha preciosidade...
      Uma cidade que não cobra para visitação em nenhuma das igrejas, apenas uns guias oferecem seus serviços.

      Um 2016 maravilhoso para ti e familiares,
      Beijos muito amigos à Gasparzinho!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.