12.12.15

Universidade de Coimbra

Torre da UC
O noticiário nos trouxe o aniversário da maravilhosa Universidade de Coimbra, em Portugal, Patrimômino da Humanidade - 725 anos!
É uma longevidade e tanto... considerando a gente aqui no Brasil, com apenas 126 anos de República...
O próprio Camões lá estudou. Ela figura entre as 100 instituições de Ensino Superior mais influentes no mundo.
Sua biblioteca é de fazer inveja até mesmo à "Amazon", e quem cuida atenciosamente dos livros todas as noites é uma morcegada eficiente, comendo as traças e outros insetos que surjam por lá.
A cantora brasileira "Adriana Calcanhotto" foi nomeada embaixadora da Universidade de Coimbra e participou lindamente das comemorações de aniversário. 
O tema deste ano foi "tempo de Encontros" e englobou cerca de 170 eventos com duração de nove meses, valorizando a história, o patrimônio e as pessoas ali envolvidas rumo ao futuro.
A UC, fundada no séc. 13, acolhe a elite brasileira desde o século 16 e contribuiu para a formação de ideias progressistas em relação ao pensamento vigente no país, através de vários bispos, juízes, políticos e administradores. 
Até a década de 40 era um importante destino estudantil para portadores de alta renda, sobretudo no curso de Direito. Hoje recebe alunos "das massas", integrantes do programa "Ciência Sem Fronteiras". 
Podemos dizer que a Coimbra de hoje é uma dádiva da Universidade, com alunos oriundos de mais de 80 países. Possui um corpo estudantil correspondente a cerca de 1/4 de sua população. De cerca de 14 mil alunos, quase 2 mil são brasileiros.
Parabéns aos portugueses por tão rica ocasião!
Imagem