12.12.15

Universidade de Coimbra

Torre da UC
O noticiário nos trouxe o aniversário da maravilhosa Universidade de Coimbra, em Portugal, Patrimômino da Humanidade - 725 anos!
É uma longevidade e tanto... considerando a gente aqui no Brasil, com apenas 126 anos de República...
O próprio Camões lá estudou. Ela figura entre as 100 instituições de Ensino Superior mais influentes no mundo.
Sua biblioteca é de fazer inveja até mesmo à "Amazon", e quem cuida atenciosamente dos livros todas as noites é uma morcegada eficiente, comendo as traças e outros insetos que surjam por lá.
A cantora brasileira "Adriana Calcanhotto" foi nomeada embaixadora da Universidade de Coimbra e participou lindamente das comemorações de aniversário. 
O tema deste ano foi "tempo de Encontros" e englobou cerca de 170 eventos com duração de nove meses, valorizando a história, o patrimônio e as pessoas ali envolvidas rumo ao futuro.
A UC, fundada no séc. 13, acolhe a elite brasileira desde o século 16 e contribuiu para a formação de ideias progressistas em relação ao pensamento vigente no país, através de vários bispos, juízes, políticos e administradores. 
Até a década de 40 era um importante destino estudantil para portadores de alta renda, sobretudo no curso de Direito. Hoje recebe alunos "das massas", integrantes do programa "Ciência Sem Fronteiras". 
Podemos dizer que a Coimbra de hoje é uma dádiva da Universidade, com alunos oriundos de mais de 80 países. Possui um corpo estudantil correspondente a cerca de 1/4 de sua população. De cerca de 14 mil alunos, quase 2 mil são brasileiros.
Parabéns aos portugueses por tão rica ocasião!
Imagem

2 comentários:

  1. Anônimo22/12/15

    Muito obrigado por ter falado da universidade de Coimbra. Nem eu soube desse aniversario. Também nao sabia que houve e ha tantos brasileiros que estudaram e estudam la. Ha que realçar que embora sendo a universidade mais antiga em Portugal, ela nasceu em Lisboa e so depois é que foi transferida pra Coimbra no reinado de D. Dinis. E so em 1911 é que nasceram novas universidades em Portugal (Lisboa e Porto).
    Eu nunca estudei la mas guardo excelentes recordaçoes porque fui a 2 queimas das fitas. E em Coimbra sao as melhores de Portugal!

    ResponderExcluir
  2. Nós, brasileiros, é que temos a agradecer!
    Esta Universidade trouxe muitas ideologias para aerar as mentalidades retrógradas de um Brasil ora inculto.
    Diversos homens ricos e influentes daqui fizeram-se nela. A abolição da escravatura e até a Inconfidência Mineira beberam em suas fontes filosóficas.
    Participar de uma semana acadêmica lá é mesmo um sonho!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.