11.1.16

Gisele Bündchen e a berinjela


Resultado de imagem para imagem berinjela

Uma amiga me ligou perguntando por que a modelo Gisele Bündchen evita alguns produtos tidos como tão saudáveis (ela viu nalguma revista e tal).

_  Que produto especificamente, Criatura?

Pelo pouco que ela soube explicar, percebi que são as solanáceas. Esclareci-lhe a questão dos antinutrientes. Neste caso, a solanina presente nos tomates, batata inglesa, pimentão, jiló, jurubeba, na berinjela, certas pimentas...
Sabe aquela tal fobia do glúten, da lactose? Então, com a solanina é algo parecido: dentre outros problemas, ela pode agravar processos inflamatórios.
Então, encontrei este texto e descobri que a modelo é esposa de um atleta profissional (exige demais do corpo).
O texto não cita a palavra solanina em si, porém menciona "alcaloides".  
Realmente quem faz academia pesada, esportes, algo que possa causar microlesões, deve evitar alimentos inflamatórios (com solanina). 
Evitar não significa abolir. Pessoas com processos inflamatórios (agudos ou crônicos) também se bebeficiam de dietas anti-inflamatórias.
Aqui em casa, na época em que o Par estava com fascite plantar causada pelo esporão, eu evitei. Atualmente escolho tomates bem maduros, não uso pimentão verde.
Troquei a batata inglesa por outros amidos mais vantajosos. Seu nome científico é Solanum tuberosum. Veja este documento.
Berinjela, escolho sempre a maior, pois calculo que esteja madura; é tão difícil discernir devido sua cor! Tenho muito medo de usar berinjela pequena, talvez ainda não esteja granada - cheia de solanina. É que esse glicoalcaloide se concentra nos frutos verdes e diminui com a maturação.
O ideal é variar e moderar a alimentação: numa semana foca-se mais no tomate; na outra, berinjela; na outra, pimentão maduro; de vez em quando a batata inglesa. Assim não haverá carga arriscada de solanina no organismo.
***Eu desconfio que a retirada da batata auxiliou na melhora de minha gastrite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.