11.1.16

Gisele Bündchen e a berinjela


Resultado de imagem para imagem berinjela

Uma amiga me ligou perguntando por que a modelo Gisele Bündchen evita alguns produtos tidos como tão saudáveis (ela viu nalguma revista e tal).

_  Que produto especificamente, Criatura?

Pelo pouco que ela soube explicar, percebi que são as solanáceas. Esclareci-lhe a questão dos antinutrientes. Neste caso, a solanina presente nos tomates, batata inglesa, pimentão, jiló, jurubeba, na berinjela, certas pimentas...
Sabe aquela tal fobia do glúten, da lactose? Então, com a solanina é algo parecido: dentre outros problemas, ela pode agravar processos inflamatórios.
Então, encontrei este texto e descobri que a modelo é esposa de um atleta profissional (exige demais do corpo).
O texto não cita a palavra solanina em si, porém menciona "alcaloides".  
Realmente quem faz academia pesada, esportes, algo que possa causar microlesões, quer evitar alimentos inflamatórios (com solanina). 
Evitar não significa abolir. O
 nome científico é Solanum tuberosum. Veja este documento.
Atualmente escolho tomates bem maduros, não uso pimentão verde.
Berinjela, escolho sempre a maior, pois calculo que esteja madura; é tão difícil discernir devido sua cor! Evito berinjela pequena, talvez ainda não esteja granada - cheia de solanina. É que esse glicoalcaloide se concentra nos frutos verdes e diminui com a maturação.
O ideal é variar e moderar a alimentação: numa semana foca-se mais no tomate; na outra, berinjela; na outra, pimentão maduro; batata inglesa. Assim, não haverá carga arriscada de solanina no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.