8.2.16

Colesterol faz mal? O elevado ou abaixo da média?

Resultado de imagem para imagem LDL
Ultimamente tem havido tanta controvérsia em torno do colesterol... E os médicos, mesmo assim, continuam "socando estatinas" para baixar colesterol do povão.
Esse foco excessivo no colesterol desfoca o alvo principal que é o triglicérides. Este sim é o maior marcador inflamatório no organismo. E inflamação persistente prediz doenças crônicas diversas. Sem contar que alta de triglicérides fica a um passo da diabetes.
Há suspeitas de que LDL baixo facilite o surgimento do câncer. Pesquisas dissidentes estão em andamento em várias universidades pelo mundo.
As lipoproteínas LDL atuam no sistema imunológico, ligando e inativando micro-organismos e seus derivados tóxicos. 
Micro-organismos não eficazmente combatidos são considerados possíveis causas de diferentes doenças malignas, incluindo câncer.
Então, é difícil compreender como a redução do colesterol LDL através de remédios possa prevenir o câncer.
Inclusive, níveis baixos de colesterol no sangue estão sendo associados com maior risco do desenvolvimento de transtornos depressivos.
E não há provas suficientes que sustentam a crença de que o consumo de gordura saturada aumente o risco de doença cardíaca. Açúcar e alimentos altamente processados é que são os reais vilões.
O ideal é manter uma alimentação natural balanceada e sem excessos, estilo de vida geral saudável e permanecer o mais longe possível de fármacos.
Imagem Google.