29.2.16

É uma delícia

Resultado de imagem para imagem frutas
...Receber o folheto semanal de um mercado aqui perto (que nem é meu favorito) e ficar admirando as fotos da feirinha.
Vejo as ofertas de frutas, verduras, legumes. Comparo com a feira livre, que por sinal a tempos é mais cara... entretanto a feira é um acontecimento, vale o preço.
Que belas essas fotos... E nem sempre correspondem ao real. Passei por lá no sábado e as abobrinhas estavam horrorosas, murchas e pálidas.
Havia uma goiaba do tamanho de abacate, me segurei para não levar. No domingo de manhã, peguei de graça quantas quis no passeio de bicicleta, embora pequeninas (porém mais saborosas).
Vejo aqui a abóbora "pescoço" madura. Tão colorida, tão bonita... e na prática o povo aqui de casa não curte muito, exceto eu que faço suculentos caldos, pães alaranjados, doces com coco (não faço mais).
E a beterraba? Sorte que dura séculos na geladeira. Me agarro à aquela belezura toda, levo para casa e ingerir não apetece. Vou ralando as pequeninas em salada (marido refuga).
Assim é com o repolho: vem todo verdinho, alegre. Quando chega à parte interna esbranquiçada, só misturado à couve para salvar. E tá tão caro ultimamente! Que acontece com o repolho?
O coco verde é um "elefante verde branco". Um peso, desajeitado... Nem me atrevo a comprar aquilo estando com moto. E quando chegamos em casa, quem abre? Sou fã incondicional do seco, que também contém água além da fabulosa polpa.
Os abacate são mais em conta na feira, e mais variados também. Muito frescos e granados, amadurecem melhor. Lá em casa não pode faltar.
Quanto às curcubitáceas, entre pepino, melão e melancia, passo os três. A melancia não está em conta, os melões menos ainda, e o pepino marido reclama, pela indigestão.
O quinteto limão, banana, maçã, mamão e laranja são sempre de excelente custo x benefício e estão constantemente à mesa. Outras frutas como morango, maracujá e outras de época, complementam.
Segredo: cê sabe que ainda tenho 2 mangas que catei por aí? Colhi-as meio verdes e no sábado usei uma. Foi amadurecendo aos pouquinhos na geladeira. Tenho polpa congelada também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.