28.2.16

Prebióticos... Cenoura crua ou cozida?

Vocês sabiam que a cenoura também é um prebiótico? Ela contém amido resistente que não será absorvido pelo organismo e alimentará a flora intestinal!
Esse amido torna a flora intestinal anti-inflamatória, diminui a resistência insulínica (abranda elevação da glicemia pós carbo) e melhora a constipação.
Porém, apenas quando cenoura crua. Aquecida, ela se torna um carboidrato de médio-alto índice glicêmico... Não dá.
Inclusive, ela crua contém muitos nutrientes saudáveis. Ralada naquele ralo onde saem "fiozinhos de ovos" fica uma delícia em qualquer salada crua, além de bela.
Com a beterraba provavelmente o efeito seja bastante parecido. Vamos comê-la crua? Vai bem ralada fina com frutas vermelhas picadinhas.
É o mesmo esquema da batata yacon, que pode ser ralada na forma "palha" e espalhada sobre a salada crua - sempre tudo cru.
Também funciona com polvilho doce misturado ao iogurte kefir (ao menos 1 colher de sopa).
A banana "verdolenga" ou "de vez" (querendo madurar, porém ligeiramente verde) também contém muito amido resistente e apesar de "amarrar" um pouco a boca, é comível. 
Basta comprar na feira e congelar (já picada) para a semana - simples assim. Dá trabalho para descascar.
Comer junto com uma banana madura, gergelim, girassol e semente de abóbora é a melhor solução para esse "remédio" da banana ainda verde (ou liquidificar numa vitamina).
Biomassa de banana verde é controversa como prebiótica, porque vai ao fogo... Mas é ótima para diminuir o glúten nas receitas (eu faço biomassa com cascas de banana e de maracujá - parte interna).
Salada de batata fria e arroz requentado (ou parboilizado) contém um pouco de amido resistente retrogradado (quando se aquece e depois refrigera). Reaquecendo, esse pouco aumenta.
Feijões também possuem amido resistente, além de todas as variedades de fibras. O fato de cozer (após demolhar 12 horas em água com vinagre para minimizar antinutrientes / antimetabólitos) e congelar para a semana toda, causa o efeito retrogradado acima.
Amido resistente em excesso pode causar constipação e até levar à  SIBO (Super crescimento bacteriano intestinal). Portanto, nada em exagero! E não esqueçamos o probiótico kefir.

2 comentários:

  1. Boa noite, querida Cristina!
    Tanto a aprender tenho eu em termos de alimentação... faço muita coisa errada ainda!
    Bjm muito fraterno

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  2. Olá, Rosélia linda!
    A forma como conseguimos digerir os alimentos, a sinergia entre eles, os antinutrientes, a industrialização... Há muito que se estudar para manter a saúde sem recorrer à farmácia.
    Devagarinho vamos evoluindo, e nosso aprendizado afeta positivamente toda a família!

    Um fraterno abraço também, e excelente semana

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