12.3.16

Always Hungry?

 

Não estou falando inglês assim do nada e não é pura "metidesa", como se diz aqui no interior.

Trata-se do  livro do Dr. David Ludwig - um cientista, professor de nutrição em Harvard. E o que ele quer dizer com a pergunta: "Sempre com fome?"
Ora, o que já se sabe e muitos fingem ignorância por medo de mudar sua rotina, medo do novo (que é velho), medo de "judiar" tanto do paladar quanto do prazer e praticidade que a "comida lixo" traz.
Ele fala para pessoas acima do peso restringirem carboidratos densos e comerem comida natural como intervenção preferencial no manejo da dieta emagrecedora. 
Ele fala que gordura natural ajuda no emagrecimento e consequente saúde, evitando a epidemia de síndrome metabólica.
GORDURA NATURAL (sem forçar) AJUDA NO EMAGRECIMENTO!

Se é preciso a maestria de um cientista de Harvard para te convencer da realidade, ei-lo.
Pessoas com insulina alterada devem se ver como potenciais intolerantes a carboidratos em vez de ficar tapando o sol com a peneira e fazendo uso de grãos integrais, aplicação de insulina.
Quem está sempre com fome terá uma grata surpresa ao trocar carbs por gorduras não processadas. A fome se dissipa, a saciedade se instala e o desejo constante de mastigação dá lugar ao desejo de pequenos jejuns depurativos. A ausência de trigo por si só diminui o apetite, pela ausência das exorfinas.
E como fazer o prato?
Vegetais de baixo amido na base (saladas, sopas, refogados, grelhados) - até saciar.
Alimentos ricos em gorduras naturais: carnes todas - vísceras, extremidades (pé de porco, mocotó), ovos, oleaginosas, amendoim, frutas gordas (azeitona, coco, abacate) porções normais, sem forçar.
Sobremesas - frutas de baixo índice glicêmico / chocolate bem amargo.
Para quem se aproxima do peso ideal -
Caldos naturais de carne/osso com  pequena porção de carboidrato leve: mandioca, baroa, batata-doce, abóbora madura, milho (de espiga), leguminosa.
E não acredite quando a coca-cola lhe diz que você é gordo por preguiça de se exercitar. Exercícios moderados vão bem sempre, entretanto o problema está na proporção errada gordura x carboidrato.

Imagem Net.