8.3.16

Beldroega

O filho hoje acordou costumeiramente antes das 6 h 00 já me perguntando sobre o matinho do título. Disse que está bombando no Face devido ao ômega 3... E foi enumerando as propriedades.
Eu tinha beldroega sobre a pia, pois cultivo em vasos no quintal para meu suco verde e escondo algumas folhinhas na salada do marido.
Há a variedade miúda, com folhinhas rasteiras e flores amarelas; e há a variedade graúda com folhas maiores, não rasteiras e flores rosas, com sementes dentro de lindas bolinhas.
É um mato que vinga em todo canto e gosta de frestas. Seu sabor é de cacto - gosto de nada; as folhas são gordinhas. Eu a uso com trapoeraba.
N a minha opinião, uma forma corriqueira de usá-las é escondidinhas na salada ou no suco verde, além de refogadas com outras verduras, sempre em quantias pequenas.
São ervas "daninhas", não precisa plantar. Basta fazer a recolecção em terrenos baldios ou área rural. Porém, plantada é mais fresca e sempre à mão.
Beldroega graúda - Serra do Mamonal
Abaixo, beldroega miúda. Acima, outra planta.
Trapoeraba (ou "olhos de Santa Luzia") na árvore de minha calçada. Qualquer canto serve p/ ela.

4 comentários:

  1. Nunca comi(eu acho,rsrsrs), mas fica a dica pra uso em uma das tuas indicações.

    Bjo e boa semana,
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Oi, Calu!
    É comum aqui na divisa com Minas Gerais. Os caboclos comiam muito, pois se mudavam de fazenda em fazenda e não tinha tempo hábil para cultivar horta.

    Outro beijão, e semana tranquila.

    ResponderExcluir
  3. Não imaginava como alimento. E estou aqui tentando lembrar como se fala na minha região este nome de forma errada kkk.
    Vou passar para meu povo que vive lá pelas Gerais, uma vez que nós mineiros somos devoradores de folhas de todas as espécies.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Os mineiros comem muita beldroega, Tonin. Na omelete fica ótima!
    Essa moda do ômega 3 está ressuscitando a "bixinha".
    Qualquer cidade, canto de muro, pracinha, tem a planta considerada daninha.
    Umas folhinhas na salada ficam imperceptíveis, pois quase não há sabor.
    E bom apetite!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.