25.3.16

Carboidratos do bem

Em uma dieta de baixo carboidratos para pré-diabéticos, há sempre lugar para carbs seguros, de melhor índice glicêmico e ricos em nutrientes. Baixo não quer dizer nulo.
Nesta minha compra de feira livre, as espigas de milho, banana verde, abóbora madura, mandioca. Em casa ainda há baroa e batata-doce.
Bolo de milho e rapadura são carbs para mim e para o filho (glicêmicos não podem).
Nada industrializado. Até o pó de café direto da roça; queijo fresco e curado também.
Mandioca na pressão, abóbora madura no vapor (são aquosas), baroa com lentilhas.
Biomassa de banana com casca de maracujá (sem a película). A casca do maracujá deixa um amargor bem levinho e é opcional.
QUE MASSA LINDA!
Esta pasta "do bem" serve para espessar molhos, caldos, sopas, creme de milho, tutu de feijão,  nhoque, panqueca, patês, fazer massas (pães - tortas - pizza - pastel, bolos, bolinhos, bolachinhas).
E há os doces: chocolate quente, beijinho e brigadeiro, arroz doce, cobertura de bolo, mouse, sorbet.
Massa básica: meio kg de farinha, 350 gr de biomassa, 2 ovos, manteiga, sal e pouco açúcar mascavo (se a receita for doce).
 Almondegas assadas com a biomassa. Imperceptível.
 Hamburgueres assados com biomassa. Marido pode ingerir em paz