23.3.16

Vendaval de emoções

Resultado de imagem para imagem ouriço
Uma escola grande é efervescente: mais de 40 mulheres e suas peculiaridades, 300 crianças por período  (cedo e tarde), os adultos do período noturno e  três pobres funcionários homens em meio a tudo isso.
Hoje foi um auê porque a faxineira substituta será re-substituída pela parente da dona da empresa terceirizada. Vieram duas vezes me pedir para interceder... Como vou deixar minhas crianças? Não dou conta nem de um xixi rápido...
Também fico inconformada com o desemprego da senhora que se esforça tanto e é um primor, todavia cabe à Diretora lutar ou não por ela.
Meu foco principal é pajear bem os miúdos e cuidar da aprendizagem. Uns são alérgicos ou asmáticos ou com problemas emocionais, fonoaudiológicos. Outros têm dificuldade de concentração, de aprendizagem, desorganização, imaturidade. Outros ainda são agressivos, agitados, faltosos, carentes de tudo.
Na reunião de segunda, ficou claro algum diz-que-disse. A diretora passou um vídeo sobre os ouriços que se espetam no inverno para poder trocar calor e não morrer de frio. 
Foi excelente; conviver com as pequenas feridas dos espetões dos colegas é menor que ganhar seu calor.  
Lavando a vida muito a sério, a gente se isola e fica gelada. Bancar a trelelé de vez em quando é boa estratégia, tira o peso da perfeição.

4 comentários:

  1. Ola

    Ser professor/a é mesmo uma batalha, nao? E nao sabia essa historia dos ouriços.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruno!
    Para conviver, temos que aturar os espinhos alheios (e eles aos nossos). Não me incomodo com os colegas, sou "de boa".
    Há que se ficar com um pé atrás com certas famílias para evitar aborrecimentos.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Uma luta diária que vocês professoras sabem como gerenciar embora na maioria das vezes não reconhecidas.Mas ver uma boa funcionária ser demitida dói no coração e saber desta crise de trabalho fica pior ainda. Oxalá ela seja poupada contra esta forma estranha de administrar.
    A historia dos Ouriços é fantástica.
    Abraços amiga.

    ResponderExcluir
  4. Boa notícia, Tonin!
    A Diretora conseguiu reverter e ela continuará. Comemoramos com ela, pois precisa do emprego.

    Abração, e lembre-se sempre dos espinhos que nos aquecem!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.