23.4.16

Eventos e alimentos

Minha última feira livre: salsa, cebolinha, cebola, bananas, abacates, tomates, mandioca (já cozi), batata doce, brócolis, maracujá, ovos caipiras, mamão formosa, pimenta doce, anona (pinha).

Sábado passado eu e a colega fomos com os maridos ao aniversário de duas aluninhas (minhas no ano passado e dela nesse ano).
Me preocupei com o cardápio - batatas, pãezinhos recheados, salgadinhos, doces e bolo... Nada low carb. Bebida, cada um levaria a sua - levei minha água.
Fiz um lanche à tarde e servi uma mega omelete ao marido antes da festa. Petiscamos sem exagero. O pior são os docinhos: ainda não consigo me livrar.
Presenteamos com livrinhos, claro! Foi uma noite adorável à beira da piscina. Várias menininhas se fantasiaram de princesas.
Na madrugadinha de domingo, lá estávamos pedalando rumo à cidadezinha ao lado.
Ontem fomos ao churrasquinho de fundo de quintal, da mesma professora amiga. Aí fica fácil, ela preparou salada verde com uvas em minha honra. Carnes diversas com muitos vegetais folhosos - tudo a ver com nosso estilo de vida.
Amanhã teremos "boi no rolete" num lugarejo chamado "Venda Branca", a uma hora daqui. É uma festa católica; parentes de minha concunhada vivem lá. Também servem diversas saladas para acompanhar o boi; levarei muita água gelada e evitaremos carboidratos densos, sem problemas. 
A 15 dias, almoçamos na casa dessa concunhada e minha contribuição foi bovino assado com vegetais. Não experimentei sucos naturais adoçados e sorvetes - não me fazem a menor falta... 
Porém, se tivesse algum doce de mordiscar, ai-ai-ai! Não resistiria mesmo. Ela falou sobre os doces de figo que havia feito (fiquei salivando), sorte já terem acabado.
Bem, após essa confissão toda, já sabem que agora faço parte oficialmente da comunidade Low Carb, entretanto na vertente "Slow Carb" - fazendo uso de carboidratos de lenta absorção, sobretudo no período noturno.
A base da alimentação low Carb está nos vegetais frescos de baixo amido, gorduras naturais vegetais e animais (modestamente), proteína vegetal e animal moderada: Comida de verdade.
Açúcares são restritos - sobretudo a sacarose, adoçantes artificiais e frutose processada (xarope de milho - açúcar invertido), farináceos refinados e alimentos ultraprocessados (comida congelada, de pacotinho). 
Mel / frutose das frutas frescas e vegetais são de uso prudente; bem restritos para diabéticos e pessoas em perda de peso.