31.5.16

Alimentos sem "alma"

Resultado de imagem para imagem hortifruti
Os produtos alimentícios ultraprocessados perderam a alma e ganharam aditivos com nomes impronunciáveis terminados em "ante".
Quem estuda o nosso Guia Alimentar, sabe o quanto esses "alimentos" devem ser evitados. Devemos utilizá-los como um tempero ocasional, para finalizar um prato. Nunca devemos "encher barriga" com essas coisas.
Dentre produtos que lembram vagamente a carne, temos salsicha, presunto e apresuntado, peito de peru, mortadela, steak e mini chicken de frango, certos salames, hambúrguer...
São fáceis de se preparar e comer, pois resultam de uma série de processos industriais danosos, que esvaziam os nutrientes. Muitos são cheios de amido, como a salsicha, steak, apresuntado.
A hiperpalatabilidade, fenômeno que acrescenta o "sabor perfeito" - chamado "ponto da felicidade", faz com que aquilo fique viciante. Excesso de sal, açúcar, gorduras artificiais e químicas, contribuem para essa explosão de fedor "sabor".
Consumidores assíduos desses produtos ficam com o paladar deformado, rejeitando alimentos com sabores naturais mais suaves, que lhes parecem insossos.
Dislipidemia (aterosclerose), diabetes, pressão alta, obesidade, alergias, doenças autoimunes e intestinais são muitas das consequências do consumo de ultraprocessados em excesso.
São refrigerantes e sucos de caixinha, salgadinhos "isopor", massas congeladas, açúcar refinado, macarrão instantâneo, leite em pó, tempero de cubos, bolachas todas e pão integral, mistura para bolo, barrinha de cereal, sorvete, margarina, óleos de soja, canola, enfim.
Uma bala de canela não tem nenhum nutriente rico da canela, apenas o sabor artificial e muito açúcar. Uma tapeação deslavada. 
Embalagens coloridas, com fotos ampliadas e frases apelativas tomam conta das prateleiras do mercado. A grande maioria dos produtos lá expostos são ultraprocessados - quase prontos para comer.
Cozinhe em casa! Arroz com feijão ou raízes, carnes e vísceras variadas, ovos, legumes cozidos e vegetais crus devem compor nosso prato. 
Na sobremesa - frutas da estação. Lanches: queijos artesanais, oleaginosas, amendoim, coco, pinhão, batata-doce, espiga de milho. Para beber - NADA... Apenas água entre as refeições, chá e café.

2 comentários:

  1. Boa noite, querida Cristina!
    Fiz um mimo pra vc aqui:

    http://amigosdeblogagemcoletiva.blogspot.com.br/2016/05/cristina-pavani.html

    Em outra ordem de coisas, devo lhe dizer que estou, literalmente, evitando tudo isso por necesidade de vida saudável... depois dos 62... tudo será menos digerível... rs...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  2. Olá, linda Rosélia!
    Vou já conferir...

    Comida de verdade X produtos alimentícios
    Você faz muito bem em manter-se saudável. Nosso corpo é o templo da alma, devemos mantê-lo o mais puro possível!

    Beijos prá ti

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.