5.6.16

Fiz canjica


Resultado de imagem para imagem canjica com erva doce

Fui à loja de R$ 1,00 comprar canela em pó e magnésio, encontrei pipoca e canjica nas embalagens de 200 gr - ideal para quem usa pouco (no mercado só acho embalagens de meio kg).
Dá medo tanto "junk food" (comida sem alma) custando apenas R$ 1,00 e as pessoas comprando a sacoladas. Um casal novinho com bebê pegava biscoitos inúmeros para ele - que pecado!
Todavia, garimpando podemos encontrar algo. Comprei também sachês de azeitonas recheadas - 10 unidades por R$ 1,00 (10 centavos cada azeitona - um pouco mais em conta que no mercado).
Peguei cravo, erva doce e camomila para os chás de inverno. Canela e cúrcuma em pó não levo - não confio. Prefiro pegar da Kitano no mercado.
Comprei um pacotinho de "pão de mel" (nada slow carb) - 200 gr. Constava "zero gorduras totais"... Como pode uma massa ser feita sem engordurar? Fica rija igual isopor!
Esmiuçando o rótulo, vi que a porção diária é de meio pão de mel... Quem consegue comer apenas meia bolachinha daquelas? Enganação da indústria alimentícia. 2% de gordura (mesmo que trans) numa porção (ridícula) equivale a zero devido a um trato com a ANVISA.

Voltando à canjica: não é Slow Carb também, entretanto sempre há como amenizar o impacto glicêmico.
Deixei 24 h de molho, cozi com pouco açúcar mascavo, muita água e sementes de erva doce. Adicionei pouco leite após o cozimento; ao amornar, fica cremosa. 
Eu fiquei em jejum desde a noite de sexta; 5 h 30 da madrugada comi uma fatia de pão caseiro (biomassa de cascas de banana e fermentação natural) com queijo branco.
Pedalamos 20 km à bucólica estância de Águas da Prata; e ao voltar, coloquei a panela de pressão ao fogo. Após 40 minutos desliguei e estava pronto.
Havia acabado de comer uma salada crua com abacate e ovos cozidos de café da manhã; a canjica entrou como sobremesa. As fibras da salada amenizarão o impacto da canjica.
Com as bolachinhas "lixo", estou fazendo o mesmo... Todo pode desde que inteligentemente!