11.6.16

Frutas engordativas

Resultado de imagem para imagem frutas de baixo indice glicemico
Existem frutas mais engordativas e outras mais Slow Carb. Vejamos as tabelas:

Essas, de baixo glicídio, são liberadas para emagrecimento, cerca de 100 gr por dia. Lembrando que os sucos não são aconselháveis - apenas as frutas na íntegra (de preferência com a casca).


Essas devem ser consumidas na fase de manutenção; cuidado com manga e mamão papaia (o formosa é menos doce).
Devem ser consumidas após as refeições, nunca sozinhas - pois causariam picos glicêmicos = fome.
Após o jantar é mais sensato aumentar os carboidratos (frutas), pois se os comermos ao almoço, teremos fome no meio da tarde, obrigando a um lanche extra = gordura acumulada.

Então, frutas não são liberadas como os vegetais de baixo amido (folhosos e não folhosos).
Na minha infância rural, jamais se comprava fruta. Tínhamos que aguardar a safra... Banana tinha o ano todo, porém apenas nos dias em que o cacho todo madurava.
O mamão era um redondo, aguado, na cor laranja clarinha e também frutificava o ano todo. Minha mãe riscava para expelir o leite (era rústico mesmo) e deixava sobre o forno a lenha lá fora - amadurecia ao  sol.
Manga só no natal; ingás em janeiro, citrus ao meio do ano - mexerica cheirosinha, laranja azeda e lima; limão quase o ano todo; jabuticaba em setembro; goiaba (aos montes) de fevereiro a abril e temporãs em setembro.  
A amora vermelhinha (uma variedade prima do morango) tinha o ano todo - a maior delícia! Carambola, uvalha, nêsperas, romãs, ananás e uvas - furtávamos de vez em quando nos pomares de fazendas vizinhas; o maracujá roxo havia no mato só esporadicamente. 

2 comentários:

  1. Adorei esse post e esse novo formado do blog com assuntos que muito me interessam.
    Agora nuna consegui entender essa dos carboidratos liquidos e totais, qual devo levar em conta.
    Bjokas e linda semana

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  2. Olá, Renatinha!
    Não há necessidade de contar carboidratos, basta comer comida natural de baixo amido três vezes ao dia no máximo, respeitando a fome verdadeira.
    Os carbos totais incluem as fibras. Descontando-se essas fibras, temos os líquidos.

    Beijos procê também, e sucesso na empreitada!

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