6.8.16

Lipoproteínas de Baixa Densidade

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Colesterol LDL é a sigla para "Low Density Lipoproteins", que significa lipoproteínas de baixa densidade, também chamado (nem sempre de forma correta) de "mau colesterol". Ele transporta o colesterol fabricado no fígado até às células dos tecidos. 
Sim, se você não consome colesterol, o fígado é obrigado a fabricá-lo, pois é fundamental para o organismo. Se o consumo aumenta, o fígado trabalha menos, equilibrando a balança.

Gorduras saturadas de fontes naturais (saudáveis) mudam o colesterol LDL de partículas pequenas e densas para "gotas" grandes e flutuantes, associadas a um risco reduzido de doença cardíaca. Existem dois tipos de LDL; isso tem a ver com o tamanho dessas partículas.


Há "gotículas" de LDL pequenas e densas (oxidadas)  e grandes e flutuantes (íntegras).


Mesmo se as gorduras saturadas de fontes naturais (saudáveis) elevarem ligeiramente o colesterol LDL em algumas pessoas, essas partículas de LDL mudam de pequenas e densas para grandes e flutuantes… o que é uma coisa muito boa para o sistema cardiovascular.

Consuma ovos e frangos caipiras, gado  e laticínios integrais, suíno e peixe não confinados (com a sua gordura natural ômega 3) para  mudar o padrão das "gotículas" de LDL de pequenas e densas (oxidadas - do mal) para grandes e flutuantes (íntegras - do bem). Cozinhe com banha de porco (caseira) sem excesso.
Não esquecendo de intercalar as oleaginosas todas, amendoim / abacates, nacos de coco, azeitonas (3 frutas gordas), sementes de abóbora, gergelim, girassol...

O que oxida as gotículas e as diminui de tamanho?
Óleos industrializados (artificiais e super refinados) - canola, soja, girassol, milho e afins cheios de ômega 6; margarinas (mude para manteiga); gordura hidrogenada. Também os farináceos refinados e açúcares (aqueles carboidratos que elevam os triglicerídeos). Excesso de frituras em qualquer ácido graxo.

Reduza os industrializados que forem ultraprocessados e aumente o consumo de comida de verdade caseira - vá prá cozinha e faça uma omelete com verdura / um saladão com queijos, abacate e azeitonas / um ensopado com carne / um assado com vegetais!

Em vez de se preocupar tanto com o LDL, não deixe seu triglicerídeo passar de 150. Esse sim é o vilão do coração... O que o desencadeia é excesso de carboidratos (açúcares e farináceos).