3.12.16

Cérebro de farinha

Bem sei que o blog está mofado... nem os comentários eu acesso mais!
Resultado de imagem para capa Grain Brainhttp://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7340030
A brasileira Slow Carb continua firme com alimentos de verdade, assim como o marido e filho. Deixamos 10% para escapadas com comida-lixo (bebida-lixo no caso do marido).
Em outubro, li o livro Dieta da Mente - Grain Brain". O nome traduzido é estranho; em Portugal chama-se "Cérebro de Farinha", um nome mais inteligente! A essência é que açúcar e grãos refinados inflamam o cérebro, sobretudo o trigo moderno.
O autor é o neurologista David Perlmutter, da Flórida, que retira o trigo de muitos pacientes crônicos e os sintomas (dos mais diversos) amenizam ou desaparecem.
EIS A SINOPSE:
"Prepare-se para descobrir a verdade sobre os efeitos do trigo, do açúcar e dos carboidratos sobre o seu cérebro. Em "A Dieta da Mente", David Perlmutter apresenta uma descoberta que há muito tempo tem sido escondida pela literatura médica: os carboidratos podem destruir seu cérebro. Até mesmo aqueles considerados “saudáveis”, como os grãos integrais, podem causar demência, déficit de atenção, epilepsia, ansiedade, enxaquecas, depressão, redução da libido e muito mais. Inovador e oportuno, "A Dieta da Mente" mostra que o destino do seu cérebro não está na sua genética. Está naquilo que você come. Misturando pesquisas de ponta e histórias reais de transformação, David Perlmutter explica por que uma dieta rica em “gorduras boas” é ideal para o corpo e poderá fazê-lo emagrecer sem voltar a engordar. O revolucionário programa de quatro semanas proposto neste livro aponta o caminho para se manter o cérebro saudável, vibrante e aguçado, sem medicamentos. Com recomendações fáceis de seguir, receitas deliciosas e metas semanais, o plano de ação de Perlmutter prova que você pode assumir o controle de seus genes, recuperar o bem-estar e manter a saúde e a vitalidade por toda a vida."

Ele foca na redução urgente dos carboidratos, principalmente os processados: eles sobem os ponteiros da balança e causam alterações glicêmicas. 
Novas pesquisas apontam aumento do risco de doenças neurológicas bastante temidas, como o Alzheimer, outras demências e diversos distúrbios que trazem consigo a queda na cognição. 
Perlmutter argumenta que glicose no sangue é prejudicial ao cérebro em geral e, mais especificamente, para o hipocampo, o mediador da função de memória. Leva a seu encolhimento.
Estudos apontam pessoas que adotaram dieta com alto teor de gordura natural e obtiveram uma diminuição do risco em 44%. 
Aconselhamento dele: “Tem-se noção errônea de que uma caloria é uma caloria, não importando se vem da gordura, proteína ou carboidrato; todavia, para a saúde do cérebro (e o resto do corpo) há grandes diferenças sim entre elas em termos de impacto à saúde.”
Eis um filminho!    E de outro livro: "Barriga de trigo" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.