31.5.16

Alimentos sem "alma"

Resultado de imagem para imagem hortifruti
Os produtos alimentícios ultraprocessados perderam a alma e ganharam aditivos com nomes impronunciáveis terminados em "ante".
Quem estuda o nosso Guia Alimentar, sabe o quanto esses "alimentos" devem ser evitados. Devemos utilizá-los como um tempero ocasional, para finalizar um prato. Nunca devemos "encher barriga" com essas coisas.
Dentre produtos que lembram vagamente a carne, temos salsicha, presunto e apresuntado, peito de peru, mortadela, steak e mini chicken de frango, certos salames, hambúrguer...
São fáceis de se preparar e comer, pois resultam de uma série de processos industriais danosos, que esvaziam os nutrientes. Muitos são cheios de amido, como a salsicha, steak, apresuntado.
A hiperpalatabilidade, fenômeno que acrescenta o "sabor perfeito" - chamado "ponto da felicidade", faz com que aquilo fique viciante. Excesso de sal, açúcar, gorduras artificiais e químicas, contribuem para essa explosão de fedor "sabor".
Consumidores assíduos desses produtos ficam com o paladar deformado, rejeitando alimentos com sabores naturais mais suaves, que lhes parecem insossos.
Dislipidemia (aterosclerose), diabetes, pressão alta, obesidade, alergias, doenças autoimunes e intestinais são muitas das consequências do consumo de ultraprocessados em excesso.
São refrigerantes e sucos de caixinha, salgadinhos "isopor", massas congeladas, açúcar refinado, macarrão instantâneo, leite em pó, tempero de cubos, bolachas todas e pão integral, mistura para bolo, barrinha de cereal, sorvete, margarina, óleos de soja, canola, enfim.
Uma bala de canela não tem nenhum nutriente rico da canela, apenas o sabor artificial e muito açúcar. Uma tapeação deslavada. 
Embalagens coloridas, com fotos ampliadas e frases apelativas tomam conta das prateleiras do mercado. A grande maioria dos produtos lá expostos são ultraprocessados - quase prontos para comer.
Cozinhe em casa! Arroz com feijão ou raízes, carnes e vísceras variadas, ovos, legumes cozidos e vegetais crus devem compor nosso prato. 
Na sobremesa - frutas da estação. Lanches: queijos artesanais, oleaginosas, amendoim, coco, pinhão, batata-doce, espiga de milho. Para beber - NADA... Apenas água entre as refeições, chá e café.

27.5.16

Marcadores de saúde

Meu Par completou 8 meses na alimentação de baixo carboidrato. Será que os números nos exames melhoraram?
O foco em vegatais de baixo amido: folhosos e não folhosos, seguido de gorduras e proteínas naturais: carnes e vísceras todas (com pele), ovos, queijo artesanal, kefir, abacate, amendoim, azeitona, nacos de coco, semente de gergelim com girassol. Banha de porco e margarina para cozinhar (pontinha de faca).
Frutas de baixo glicídio: limão na água, laranja, maracujá roxo (para comer), goiaba, carambola, kiwi. 
Com moderação, banana prata (verdolenga), milho na espiga, pinhão, mandioca, baroa.
Suplementos naturais - magnésio, cúrcuma e canela.
Para beber: café sem açúcar, vinho tinto seco (uvas cabernet salvignon - Casa Geraldo) e alguma cerveja - saindo da linha.
Eis os resultados do exame de hoje:

Colesterol 
corria na casa dos 380  + ou -
Hoje - 246 
HDL - 76 = desejável + que 60
LDL (+ IDL) - 149 = limítrofe até 159 (OK)
VLDL - 21 = desejável menor que 40
Depois que passou a ingerir mais gordura natural (livre de óleos industrializados, margarina, alimentos industrializados com gorduras trans), os marcadores de gordura DESCERAM...
Triglicérides
Ficava entre 500 e 750
Hoje - 107
Nos últimos 15 anos, jamais ele teve um resultado assim (nem quando usou estatinas e quase morreu com fibromialgia).
O açúcar em suas variadas formas aumenta a gordura TRIGLICÉRIDES. Inflama e corrói as artérias.
O colesterol se apresenta "na cena do crime" para cimentar o estrago - não foi ele que as danificou. É o mesmo que culpar o encanador pelo cano entupido. Culpemos o açúcar e a gordura industrializada.
Glicose - aqui morava o perigo!
Estava em 167 no  exame de agosto passado, com risco de injetar insulina.
Hoje - 90 (ele mede quase diariamente em casa e raramente passa de 100).

Seu peso, nesses 8 meses, desceu de 84 para 72 kg!!!
O abdome globoso (gordura visceral) declinou 70%, pois o peso estava quase todo na barriga distendida.
A pressão arterial, medida toda manhã, raramente fica acima de 12 X 8. O remédioé usado só quando se mostra ligeiramente alterada.

Exercícios físicos: Ele trabalha pesado a semana toda em sua oficina; porém, só pedala aos domingos - 20 km.
Eu sigo o 
E ainda há nutricionistas "Low Carb" tendo que se explicar nos respectivos Conselhos Regionais. A nutrição atual é que deve se explicar pelas determinações sem embasamento científico. "Uma zona livre de evidências e de lógica".

14.5.16

Obesidade e emagrecimento

Resultado de imagem para imagem obesidade e emagrecimento
A ciência investiga os vieses que nosso organismo utiliza para sabotar a manutenção do peso ideal a longo prazo, usando mecanismos de aumento do apetite e diminuição do gasto energético.
Todo ser inteligente quer ficar rico, fazer uma caderneta de poupança, investir em bens, ações. Nosso organismo não é diferente e a genética tem um peso (gene FTO e outros). 
Esse cérebro pré-histórico foca em reservar para tempos difíceis, daí a gordura visceral, sobretudo na meia idade. Ao emagrecer, estaremos lutando contra a "vontade do corpo" de "enriquecer".
A propensão para recuperar o peso deriva das alterações metabólicas causadas pela própria perda, essa perda sustentável requer deslocamento do "set point" para baixo.
Nossa massa gorda é controlada inconscientemente a nível cerebral, no hipotálamo. Com ajuda da leptina, o cérebro sinaliza quanto "ele julga" que devemos pesar! 
Quando insistimos em contrariar o cérebro, baixando demais o peso, ele fica "de mal conosco" e responde com ondas de fome, às quais temos que driblar para não ceder.
O consumo de "cosméticos" fórmulas para emagrecimento, "estraga" o metabolismo, pois interfere com os nutrientes essenciais. Não fazer nada estúpido é o primeiro passo para driblar a tentativa corporal de reposição lipídica.
Fundamental um bom senso no que diz respeito ao peso ideal, evitando transformar o emagrecimento num "esporte competitivo".
A prática de esportes deve estar anexada à saúde geral e não à baixa de peso, pois usada erroneamente, levará a maior apetite após exercícios (e ninguém se mantém magro muito tempo com fome constante).
Contrariando toda nossa evolução humana, a abundância (e não a privação) atual de alimentos calóricos tem sido o problema. O cérebro pensa que ganhou na loteria...
Quando mantemos um grande excedente de peso durante muito tempo, o cérebro  "adota" um certo sobrepeso como o novo equilíbrio. Ele "grava" esse mapa, e mudá-lo requer persistência.
Quanto mais tempo permanecermos acima do peso, mais difícil baixar para o peso ideal. Daí a importância de não sair do peso desde a infância.
Torna-se uma luta para toda a vida voltar ao peso ideal, ingerindo progressivamente porcentagens menores de calorias para manter o mesmo peso.
Compreender todo o processo é importante para aceitar-se, não sentir culpa, driblar a fome com alimentos "corretos", escolher os exercícios ponderados incluindo musculação e focar na consistência.
Proteínas auxiliam na queima de calorias, na preservação de músculos e impõem saciedade. Ao emagrecer, eliminamos gorduras e músculos. 
Quanto mais músculos perdermos, mais o metabolismo desacelera e a taxa de perda de peso diminui. Aconselha-se uma média de 20% da dieta em proteínas.
A equipe de Kevin Hall , numa abordagem hormonal da obesidade, faz estudos que contrariam a hipótese insulínica e a vantagem metabólica das dietas cetogênicas (embora ele afirme que em cetose o metabolismo não desacelera).
Dr. Jason fung do Canadá, afirma reverter essa equação toda com jejuns intermitentes de no máximo 4 dias. O metabolismo basal aumenta em 13%.
O metabolismo passa a queimar a gordura visceral nesse meio tempo, como um alimento congelado no freezer. Para tal, "destranca-se o freezer", baixando os níveis de insulina com jejum.

13.5.16

Cura para a síndrome metabólica

Uma grande indústria farmacêutica encontrou a cura milagrosa para reverter progressivamente a síndrome metabólica.
O fármaco miraculoso, a ser ingerido todo dia ao almoço, é esse abaixo, dificílimo de se conseguir. Efeito colateral: É altamente viciante - tarja preta.
Ah, e um outro efeito colateral é a barriga sarrada, no sentido real e estético!
  

Resultado de imagem para imagem prato de  salada com carneResultado de imagem para imagem prato de  salada com carne
Resultado de imagem para imagem prato de  salada com carne


Resultado de imagem para imagem prato de  salada com carne


Resultado de imagem para imagem prato de  salada com carne



Resultado de imagem para imagem prato de  salada com carne

Resultado de imagem para imagem prato de  salada com carne

Imagens pescadas da Net

Alimentos "carbentos" e fome

Imagem Net
"Carbentos" são aqueles alimentos carregados de açúcares e amidos (outros açúcares). 
Quando gerenciamos progressivamente nossas refeições, passamos a comer mais produtos naturais e sentir menos fome, ingerindo menos porções (e emagrecendo).
Meu café da manhã a muito tempo é um suco verde. A única fruta que acrescento é um pedacinho de abacate para engordurá-lo (aproveito as vitaminas lipossolúveis).
Um suco verde com pedrinhas de sal grosso para inibir o amargor das verduras, limão com casca, casca de cebola, de banana verdolenga e gengibre.
Um suco verde coado em peneira grossa, para não arranhar as paredes intestinais tão frágeis. Fibra demais faz mal. 
Coando, o suco ainda carregará muita fibra - quando eu não coava, tinha flatulências fétidas - era o intestino machucado.
Aliás, flatulência, na maioria das vezes, é o intestino "chorando"!
Meu almoço ao meio dia é uma saladona crua bem variada com dois pedaços de carne ou uma sopa de legumes carnuda. Uma fruta de baixo glicídio prá sobremesa (laranja com bagaço, goiaba, maçã verde, morangos, pêssego, kiwi) e fico saciada até o jantar.
Se saio da linha e ingiro algum doce na sobremesa, é fome na certa antes das 17 h 00. Incrível o poder esfomeante do carboidrato.
Então deixo a colher de chá com mel, os dois quadradinhos de chocolate 70% ou o iogurte congelado para a sobremesa da janta, garantindo um sono "dopado".
Os vegetais de alto amido (tubérculos, milho verde) devem ficar pro jantar por esse motivo. Evita-se a salada crua, mais indigesta.
Regra- não se bebe numa refeição low carb (sucos - mesmo que naturais, refrigerantes, álcool). Nossa bebida é água entre refeições, café e chá sem adoçar.
Hoje, assei um pedaço de pernil logo de madrugada, aquele com parte da pele e a gordurinha natural. Almocei dois pedaços bons com minha salada + laranja.
Resultado? Estou completamente saciada ainda, acabo de fazer escovação dentária e tomo "água com canela". Quase oito horas depois e completamente livre da fome.
Fecho a sexta-feira toda leve e bem alimentada com um suco verde natural, um almoço saudável de carne suína in natura e muitos vegetais de baixo amido + fruta.
Ah, essa filosofia Low Carb é mesmo um luxo! Não vai entupir meias veias, pois quem faz isso é o inflamatório açúcar. Assim, é muito fácil fazer jejum intermitente...

12.5.16

Efeito nocebo

Resultado de imagem para imagem efeito nocebo
O efeito nocebo é o contrário do "placebo". Acontece muito isso quando alguém descobre que fazemos regularmente o jejum intermitente.
Muita gente leiga pensa que a cada ciclo de jejum ficamos mais debilitados e mais loucos também, pois a um "carbo-dependente" é inadmissível ficar mais que três horas sem comida.
Basta pegar um leve resfriado, igual a qualquer outro mortal, para ouvir: "Ah lá! Eu não falei?
E com toda essa história de gripe matando, há alguém no meu pé para que compre urgentemente uma dose de vacina, pois pessoas "vulneráveis" assim como eu... 
É um carinho autêntico e compreensível, contudo sem fundamento. Minha alimentação saudável e meu jejum estão devidamente fundamentados. E os sinais corporais falam por si.

"Farra" da insulina

Resultado de imagem para mesa low carb tradicional
Com as orientações alimentares atuais, mesmo através do nosso qualitativo "Guia Alimentar", ainda deixamos a farra da insulina correr solta devido ao excessivo consumo de carboidratos.
O maior problema do Guia é ele ainda temer a gordura boa e o sal de qualidade, sendo que os farináceos vilões estão à solta por lá, com pouco controle.
Quando digo que ingerimos (mas não digerimos) um pouquinho de açúcar até mesmo no talo da salsinha, pode parecer exagero, entretanto a celulose está lá.
***O carboidrato celulose não é digerido por nosso intestino onívoro, então compõe o bolo fecal. Para isso, necessita de gordura para lubrificar e escorregar, não travando.
São essas ingestões despercebidas que vão se acumulando a outras mais explícitas como os farináceos, e criam uma bomba de insulina no nosso metabolismo.
O pico insulínico após uma digestão com excesso de carbos, automaticamente acarretará uma queda drástica, e posterior sensação de fome.
Por esse motivo, os "carbo dependentes" precisam comer a cada 3 horas, e assim o ciclo vicioso se reinicia, levando com o tempo à síndrome metabólica em muitos casos.  
Basta observar o abdome de indivíduos acima de 50 anos e constatar a alimentação errônea , inclusive orientada por nutricionistas tradicionais.
A Comunidade Low Carb / High Fat se sente muito bem com duas refeições naturais, saudáveis e saciantes, sem a necessidade de lanchinhos intermediários.
As fibras da salada crua e vegetais de baixo amido cozidos, aliada à gordura boa e proteína animal, oferecerão saciedade e boa disposição por muito mais tempo.
São vitaminas e sais minerais nos nutrindo e fortalecendo, sem a contaminação excessiva de conservantes e tantos outros "antes" adicionados pela indústria.
Resultado de imagem para mesa low carb tradicional

11.5.16

Divisão Dos Alimentos

Naturais                                            Industrializados

Comprados                   Comprados nas prateleiras do  mercado
na feira e                                                                
no açougue      minimamente 
                        processados           processados               ultra 
                                                                               processados

                                       
feijão a granel     feijão 
                        empacotado       feijão enlatado            feijoada 
                                                                                   em lata

leite    solto         leite  de 
                          saquinho             leite de caixinha        leite  
                                                                                 em  pó

milho na espiga   fubá e farinha
                           de milho             milho em lata        salgadinho 
                                                                                 de milho

amendoim      amendoim  
                          empacotado        amendoim              amendoim  
                                                                                   japonês
em vagem                                    torrado com  
                                                          sal


 DEVEMOS  CONSUMIR  A MAIORIA DOS  ALIMENTOS  
NATURAIS      E  MINIMAMENTE  PROCESSADOS,  
EVITANDO  ULTRA PROCESSADOS.

1.5.16

Ovo, Luteína e Oftalmo

Resultado de imagem para imagem galinha caipira botando
Lembra que até pouco tempo ovo "fazia mal"? Aumentava o colesterol (agora, nem colesterol faz tanto mal assim, depende do contexto).
Um alimento que remonta ao homem pré histórico! Vi muito bicho do mato esperto atacar ninhos... A luteína da gema é um dos principais aliados de uma boa visão.
A gema do ovo caipira contém muito mais luteína que o de granja, entretanto como dizem:  Quem não tem cão, caça com gato!
Ingira ao menos um ovinho por dia, e não esqueça os "ornamentais" de codorna também, assim economizará $ com oftalmo (pode amenizar até casos de catarata).
Que tal potencializá-lo numa omelete com folhas verdes escuras, que também contém luteína? Melhor que pão no café da manhã: plante um vaso de trapoeraba.
Ah, e clareia manchas na pele, pois o carotenoide luteína é melhor antioxidante que a cenoura.