3.12.16

Cérebro de farinha

Bem sei que o blog está mofado... nem os comentários eu acesso mais!
Resultado de imagem para capa Grain Brainhttp://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7340030
A brasileira Slow Carb continua firme com alimentos de verdade, assim como o marido e filho. Deixamos 10% para escapadas com comida-lixo (bebida-lixo no caso do marido).
Em outubro, li o livro Dieta da Mente - Grain Brain". O nome traduzido é estranho; em Portugal chama-se "Cérebro de Farinha", um nome mais inteligente! A essência é que açúcar e grãos refinados inflamam o cérebro, sobretudo o trigo moderno.
O autor é o neurologista David Perlmutter, da Flórida, que retira o trigo de muitos pacientes crônicos e os sintomas (dos mais diversos) amenizam ou desaparecem.
EIS A SINOPSE:
"Prepare-se para descobrir a verdade sobre os efeitos do trigo, do açúcar e dos carboidratos sobre o seu cérebro. Em "A Dieta da Mente", David Perlmutter apresenta uma descoberta que há muito tempo tem sido escondida pela literatura médica: os carboidratos podem destruir seu cérebro. Até mesmo aqueles considerados “saudáveis”, como os grãos integrais, podem causar demência, déficit de atenção, epilepsia, ansiedade, enxaquecas, depressão, redução da libido e muito mais. Inovador e oportuno, "A Dieta da Mente" mostra que o destino do seu cérebro não está na sua genética. Está naquilo que você come. Misturando pesquisas de ponta e histórias reais de transformação, David Perlmutter explica por que uma dieta rica em “gorduras boas” é ideal para o corpo e poderá fazê-lo emagrecer sem voltar a engordar. O revolucionário programa de quatro semanas proposto neste livro aponta o caminho para se manter o cérebro saudável, vibrante e aguçado, sem medicamentos. Com recomendações fáceis de seguir, receitas deliciosas e metas semanais, o plano de ação de Perlmutter prova que você pode assumir o controle de seus genes, recuperar o bem-estar e manter a saúde e a vitalidade por toda a vida."

Ele foca na redução urgente dos carboidratos, principalmente os processados: eles sobem os ponteiros da balança e causam alterações glicêmicas. 
Novas pesquisas apontam aumento do risco de doenças neurológicas bastante temidas, como o Alzheimer, outras demências e diversos distúrbios que trazem consigo a queda na cognição. 
Perlmutter argumenta que glicose no sangue é prejudicial ao cérebro em geral e, mais especificamente, para o hipocampo, o mediador da função de memória. Leva a seu encolhimento.
Estudos apontam pessoas que adotaram dieta com alto teor de gordura natural e obtiveram uma diminuição do risco em 44%. 
Aconselhamento dele: “Tem-se noção errônea de que uma caloria é uma caloria, não importando se vem da gordura, proteína ou carboidrato; todavia, para a saúde do cérebro (e o resto do corpo) há grandes diferenças sim entre elas em termos de impacto à saúde.”
Eis um filminho!    E de outro livro: "Barriga de trigo" 

Ninho vazio - "Fiotão voou...


Resultado de imagem para mala rimowa tradicional imagens

O Cláudio está morando e trabalhando em Indaiatuba, na grande Campinas. Apesar de voltar aos fins de semana, é recente e ainda sinto falta... 
Com mais de três anos numa fábrica de avionetas, ele ficou desempregado em outubro de 2015... Depois, foram 10 meses numa indústria de display aqui mesmo no município, como citado aqui,   aqui,  aqui.
Todo o processo seletivo durou árduos mais de três meses. É uma multinacional que fabrica bagagens de alto luxo e começa com a letra R. 
Eu jamais imaginava que houvesse esse tipo de mercado de  para malas e acessórios de viagem. 
Não é irônico alguém que ficou tanto tempo numa indústria de avionetas passar a fabricar bagagens? Outra ironia grande é que ele irá implantar o "Sistema Lean Manufacturing" do outro lado da rua de uma fábrica da Toyota!
O salário é bom, contudo serão descontados 10% devido às suas faltas sucessivas às sextas-feiras à tarde devido ao mestrado. O curso de especialização (e agora o mestrado) numa Universidade de ponta fez a diferença.
Por enquanto, ele está alojado com um amigo (e sua namorada) de infância, cuja família mora a 700 metros daqui - o "Japa". 
Em agosto, ele e outro amigo antigo, foram almoçar com o Japa, que estava em visita à família. Ali recebeu a dica sobre a vaga na empresa do Japa e tudo começou. Está sendo apadrinhado pelo amigão, cujo irmão o Cláudio já ajudou a empregar-se na fábrica de avionetas...
Apartamentos de 1 quarto saem por mais de um salário mínimo, ele está decidindo por um ao lado de uma grande universidade particular. 
Pretende tentar umas aulinhas de substituição à noite para ajudar no orçamento, pois viaja toda semana e ainda tem o mestrado lá longe, em São Carlos. 
Ele formará um triângulo com 700 km rodados, fora o que roda durante a semana em Indaiatuba. Um salário mínimo e meio só em combustível e pedágio. Por enquanto o mestrado está em recesso.
Conclusão: Sobra salarial mesmo, será pouco. E a "mãetrocínio" continuará a postos com prazer. E que tudo corra bem numa cidade grande e perigosa...