5.10.17

Café da manhã / desjejum

Imagem relacionada

O café da manhã / desjejum é a refeição mais importante do dia.
"Desjejum de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo". "De manhã é ouro, meio-dia é prata e à noite te mata".
A primeira refeição deve ser rica, todavia não uma mesa da forma tradicional. Nem pelos motivos tradicionais.
O café / desjejum não necessita ocorrer logo ao acordar. Pelo contrário, quanto mais demora, mais se queima a pança armazenada para este fim.
O "hálito de corrimão" que temos ao acordar, indica que estamos em estado de cetose nutricional leve. Estamos queimando corpos cetônicos, que são altamente anti inflamatórios. O hálito, aliás, vem dos pulmões.
O desjejum não deve ser repleto de carboidratos refinados (açúcares e farináceos), para não acordar a insulina, e consequentemente, não acordar a fome
Notou a importância estratégica do café da manhã / desjejum? Ele regula (ou desregula) toda a nutrição do resto de nosso dia.
Proteína e gordura natural na primeira refeição do dia, ocorra ela a que horas for, trará saciedade para que possamos comer menos vezes ao dia e menores porções.
Vegetais crus ou cozidos, café preto ou chá, ovos de toda forma, abacate, coco em nacos,  azeitonas, sementes (chia, girassol, abóbora e gergelim), kefir, queijos curados... Até carnes podem compor esta primeira refeição. Por que não?
Eu mesma costumo tomar café puro de madrugada, quando acordo, e só fazer o desjejum ao meio-dia com sopa de vegetais baixo amido e carne.
Por vezes, num dia tumultuado, meu café da manhã só ocorre às 17 h 30, a única refeição do dia, com alimentos naturais variados.
Não há indícios científicos (ensaios clínicos sorteados e controlados) aprovando comer a cada 3 horas. Não há!
A individualidade bioquímica / memória metabólica é treinável, moldável para cada necessidade particular. "Digas o desjejum que tomou e direi o quanto engordarás (ou emagrecerás)"!
Estudos em animais devem ser analisados com cautela, pois folhas escuras nos emagrecem e engordam os hipopótamos. Gordura natural nos é benéfica e prejudica roedores.