24.1.18

Coma mais miúdos!

FONTE
"Carnes de órgãos são a fonte mais concentrada de quase todos os nutrientes, incluindo vitaminas importantes, minerais, gorduras saudáveis ​​e aminoácidos essenciais."
Moela, coraçãozinho, fígado de galinha, bife de fígado bovino, língua, miolo, coração, pele de porco, rins, tripa (revestindo linguiça),  "paquera" (pulmão, brônquios), bucho...
Na natureza, os predadores alfa consomem primeiramente os órgãos e partes gordas, deixando a carcaça para outros membros. Em tribos primitivas, também há comportamento semelhante. 
Quando se matava o animal em casa, tudo era aproveitado, cabeça, pés, joelhos, o sangue para fazer chouriço, ossos para sopas, barrigada para sabão. Hoje é considerado exótico, contudo o preço de alguns órgãos é muito bom!
Carnes de órgãos contém doses pesadas de vitaminas B, como: B1, B2, B6, folato e a vitamina B12. Minerais como fósforo, ferro, cobre, magnésio, iodo, cálcio, potássio, sódio, selênio, zinco e manganês.
Fornecem vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Têm importantes concentrações de vitamina D natural e ácidos graxos essenciais - araquidônico e gorduras ômega-3, EPA e DHA.
O fígado contém fonte concentrada de vitamina A e dezenas de vitaminas e minerais importantes, é uma excelente fonte de Vitamina D, Vitamina B12 (e outras Vitaminas do complexo B), cobre, potássio, magnésio, fósforo, manganês e ferro, numa forma facilmente absorvida. 
O rim é rico em vitamina B12, selênio, ferro, cobre, fósforo e zinco. Embora o coração seja tecnicamente um músculo, é fonte concentrada de nutrientes, Coenzima Q10 - saúde cardiovascular. Contém abundância de Vitamina A, Vitamina B12; ácido fólico, ferro, selênio, fósforo e zinco, e é a principal fonte de cobre.