3.2.18

"Os Anjos Bons da Nossa Natureza"


Analisando o título, parece um livro de auto ajuda; porém, foi recomendado pelo "Papa da Low Carb"!
Dr. Souto está bem descolado em 2018: recomenda dieta detox (livro "Detox 21 Dias"), auto ajuda (sobre anjos).
Não deixa de abarcar o estilo de vida Páleo (de perspectiva evolucionária): eficaz para gerir o estresse (paranoia); induz um sono reparador (paz); estimula a vida comunitária e silvestre (segurança).
O livro aponta que a violência, apesar dos apelos midiáticos, só vem declinando ao longo da história humana. Evoluímos para o diálogo, a diplomacia, respeito às regras e a outrem.
As múmias da cultura Chinchorro no deserto de Atacama arreganham o ambiente de violência vulgarizada em que a era paleolítica evoluiu.
Múmias ressecadas naturalmente pela areia do deserto são jovens, com cortes longitudinais no fêmur, supondo canibalismo (extração do tutano para comer). Pode ser o motivo da retirada da carne antes de mumificar os entes artificialmente(medo da predação canibal da múmia).
Outras múmias apresentam marcas de impacto no crânio e acima da cintura, certamente por pedradas (arma da época), muitos  traumas foram cicatrizados bem antes da morte, sugerindo violência interpessoal frequente entre os clãs ou intra familiar.
O autor discorre toda a história humana, até os dias atuais, deixando claro que apesar do aumento populacional, a porcentagem de casos envolvendo violência física cai gradualmente.
Para quem estuda moralidade infantil, faz todo sentido. Quanto mais o raciocínio lógico matemático é exigido, mais há possibilidade de  avançar também em ética, auto controle, reversibilidade de pensamento.
A queda na natalidade aumenta o cuidado com a infância em todos os âmbitos (desde antes da concepção), gera adultos mais centrados e felizes, carregando menos traumas infantis (fonte de adultos desajustados).