8.2.18

Serei diabético?

Fonte (e seus links)
No caso da diabetes, valor normal não significa ideal
TESTE

Insulina  jejum
Normal

 
2  -   ?
Pre-diabetes

       
 ?
Diabetes

  
?  -  23
Glicemia jejum <99   100-125> 126
 Prova Intolerância
Glicose Oral 2 horas
(colhe  sangue a
cada meia hora)
<140   140-199> 200
Hemoglobina a1c (%)
(aquele que mede os
últimos 3 meses)
<6      6-6.4> 6.4
A insulina em jejum apresenta valores de 2  a  23, cabendo ao médico interpretar, conforme o contexto e individualidade. 
Porém, há um consenso de que 8 já considera-se resistência à insulina / intolerância à glicose. O normal seria em torno de 5; e o ideal em torno de 3.
Hemoglobina a1c (%): mede as células (hemácias) que contém açúcar grudado.  Deve haver menos de 6 glicadas a cada 100 células.
As hemácias podem viver de 80 a 150 dias, dependendo da saudabilidade da pessoa. Diabéticos e anêmicos terão as células renovadas a cada 80 e poucos dias. Saudáveis podem manter hemácias por até 5 meses circulando no sangue.
Esse exame pode ser falho. Saudáveis terão erroneamente, muito açúcar grudado às hemácias no período de 3 meses, por elas ainda não terem sido renovadas. 
Diabéticos terão resultado baixo pelo fato das células se renovarem em menos de 3 meses. O ideal seria existir dois testes: de 3 e de 4 meses para se comparar. 
Coma 150 g  de carboidratos líquidos por três dias antes do teste. Quando adaptado a queimar gordura (nutrição low carb), a tolerância aos carboidratos diminui e o exame dará alterado após beber aquela glicose pura.
É igual o intolerante à lactose: mais tempo sem leite, maiores efeitos colaterais ao ingerir. O organismo desaprende!
A glicemia em jejum pode ser falha para pessoas em estado de cetose nutricional; nesse caso, medir 2 h após refeição por alguns dias, variando os alimentos mais ingeridos, é confiável.
Outros 3 exames adjuvantes são: frutosamina (para anêmicos ou grávidas), ácido úrico e triglicerídeos. 
Frutosamina mede concentrações médias de açúcar no sangue nas últimas 2-3 semanas. Não é afetada pela expectativa de vida dos glóbulos vermelhos em diferentes indivíduos.
HOMA-IR mede o grau de resistência à insulina. É medida a insulina e a glicose em jejum; padrões ideais vão de 0,5 a 4,0.

O teste caseiro em que se usa o glicosímetro (margem de erro 10%) 2 h após refeição: é prático, barato, seguro e dá parâmetros sobre quais alimentos abolir, evitar e liberar. 
O ideal é não passar de 140. Medindo também antes do almoço, três horas após, a medida deve dar um valor próximo a esse. 
Uma hora após o almoço não deve passar de 180 para quem já faz low carb. Ajuste melhor a nutrição; se persistir 180, procure um especialista. 

Estresse, falta de sono e certos medicamentos, também afetam o açúcar no sangue.
TRANSAMINASES testa o grua de comprometimento hepático, através das aminas no fígado. O padrão ideal vai de 7 a 40.