24.7.18

Kaizen - metodologia nutricional

Imagem relacionada
Para aplicar o Kaizen em casa, reduzindo gradativamente alimentos industriais e aumentando a densidade nutricional das refeições, envolve-se toda a família em técnicas culinárias e metas a serem atingidas.
A participação geral (inclusive das crianças), com soluções baratas, é a chave do sucesso nas mudanças, evitando desperdício, com transparência nas etapas a fim de proporcionar disciplina, trabalho conjunto e aprendizagem (sabedoria). 
Cardápios criativos, com reaproveitamento se sobras, ingredientes naturais de baixo custo, temperos frescos, respeitando a sazonalidade e proximidade produção-consumo, minimizam excesso de agrotóxicos e favorecem a saúde.
A dedicação começa com avaliação honesta da frequência na ingestão de comida - lixo de cada membro familiar. Ao levantar esses deslizes, estabelece-se metas praticáveis para que a "jacada" diminua gradativamente. Haverá uma adaptação lenta.
Marcar com antecedência o dia "D" para limpar a despensa (e geladeira), tornando-o um evento agradável, aumenta o interesse e envolvimento. Nesse dia, inicia-se o plano de ação mais profundo, onde o familiar líder do programa de melhoria contínua supervisiona a faxina, avalia e encerra o evento quando todos vão ao mercado reabastecer a casa. 
Benefícios: é um processo padronizado e prático, traz eficiência e economia, aumenta a qualidade alimentar da família de forma lúdica e envolvente, com todos apontando problemas e sugerindo soluções.
A busca por novas formas de preparar refeições deve ser seguida diariamente. Criar, transformar e melhorar os procedimentos culinários e receitas, através de atraente colaboração e disciplina conjunta.