25.7.18

Kaizen - nutrição enxuta

Imagem relacionada
A implantação da alimentação saudável em casa, com o mínimo de turbulência, requer adaptação gradual, iniciando pela adesão  individual através da conquista (cupido) e coragem para avaliar de forma honesta o que e como melhorar.
Para obter envolvimento mútuo, motivar para benefícios visíveis. O papel de líder "traquejado" (supervisor) trará eficiência e qualidade ao processo (que nunca acabará) com renovação periódica dos compromissos  delegados a cada membro da equipe.
Todos se capacitam conjuntamente para vencer desafios e propõem soluções dinâmicas e funcionais. Etapas curtas, claras e mensuráveis, baratas, com avaliações periódicas da prosperidade e protocolos fáceis de seguir, levam ao aperfeiçoamento com menor procrastinação.
Exemplo: comece com o café da manhã nos dias úteis. Após consolidar essa mudança, passe ao café dos fins de semana. Depois, corte o lanche da manhã... Até melhorar o almoço da semana e depois o almoço nos dias "inúteis". E assim, até mudar todas as refeições, com resiliência para escapes esporádicos.
Quando a engrenagem estiver engraxada: a família introjetando o princípio da comida de verdade, marque com boa antecedência um dia "D" para retirar tudo que sobrou de comida-lixo. Faça do procedimento (plano de ação passo-a-passo) um evento leve, saboroso, culminando numa compra de mercado coletiva.
A organização de cardápios com bom senso e criatividade leva ao menor desperdício, com reaproveitamento das sobras em outros pratos, trazendo produtividade e economia à mesa, indo do padronizado ao customizado
As metas devem ser praticáveis. Disciplina coletiva e fazer aprendente (dedicação, colaboração e cooperação) levam à agilidade futura para economia de tempo na cozinha. Respeito ao caminho individual, foco na responsabilidade e  elevação dos padrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.