19.9.18

Indústria Farmacêutica é "crime organizado"???

Original AQUI    mais,  ver aqui  / aqui /aqui  ou leia o livro.
A crise moral entre a empresa  Nordic Cochrane Centre (que faz revisões sistemáticas de evidências científicas) e um conselheiro fundador, terminou com a demissão deste... E muita sujeira tem saído de baixo do tapete.
O demitido, inclusive, chegou a se referir à indústria farmacêutica como "crime organizado". Em solidariedade, quatro colegas pediram renúncia.
O ex conselheiro faz críticas à ciência financiada pela indústria (conflitos de interesses); aponta possíveis danos das vacinas contra o HPV; manifesta duras críticas sobre os danos dos programas de rastreamento do câncer de mama; e do uso excessivo de drogas psiquiátricas.
Ele requer uma revisão interna urgente na Cochrane por ela subestimar danos, enquanto a empresa o acusa de sensacionalista, exagerado e impreciso.
Gøtzsche, no Nordic Cochrane Centre, trabalhava expondo falhas e desvios de resultados nos ensaios clínicos e a influência indevida da indústria farmacêutica na pesquisa médica.
A empresa teria risco
 de parcialidade, especialmente para intervenções tendenciosas onde há um enorme mercado? Ela permite que metade dos autores em uma revisão tenha conflitos de interesse.

Crítica à vacina
Outra notícia afim AQUI