24.1.19

Colesterol baixo encurta a vida, TANTO quanto alto. Ideal é caminho do meio.

VEJA  o original
Resultado de imagem para imagem crianças  maori
ABSTRATO
A relação entre a concentração sérica de colesterol e a mortalidade foi estudada prospectivamente ao longo de 11 anos em 630 maoris  (nativos) da Nova Zelândia com idade entre 25 e 74 anos. 
A concentração sérica de colesterol foi medida no exame inicial em 1962-3 em 94% dos indivíduos e se cada um estava vivo ou morto foi determinado em 1974. As causas de morte foram divididas em três categorias: câncer, doença cardiovascular e "outros". 
O método de análise de sobrevivência de Mantel-Haenszel mostrou uma relação inversa significativa entre a concentração de colesterol e a mortalidade geral em homens (x 2/2 = 11,6; p = 0,003) e mulheres (x 2/2 = 7,6; p = 0,02) com odds ratio de 2,3 e 1,9 respectivamente. 
Relações inversas significantes semelhantes foram encontradas para câncer e "outras" causas de morte. Estas relações permaneceram significativas quando a idade de referência, pressão arterial sistólica, e índice de Quetelt foram controlados no modelo de regressão de riscos proporcionais de Cox. 
Os resultados deste estudo fornecem evidências de um efeito potencialmente deletério da baixa concentração sérica de colesterol. 
Portanto, mais pesquisas são necessárias antes que esforços indiscriminados sejam feitos para reduzir as concentrações séricas de colesterol nos maoris neozelandeses.