28.2.19

Por que o LDL sobe tanto numa dieta low carb?

Resposta do Dr Pedro Schütz :
Resultado de imagem para imagem LDL colesterol
Em uma dieta LC cetogênica bem feita (com atividade física agregada) faz todo sentido que o corpo deseje mobilizar mais energia baseada em gordura (o maior tanque de combustível do corpo) para atender suas necessidades. 
E sim, isso significa mais partículas de LDL (LDL-P) fornecendo mais triglicerídeos (quebrados do tecido adiposo) para as células.
Da mesma forma, isso significa mais circulação do colesterol (LDL-C) nesses "barcos" lipoproteicos .
Isso explica por que tanto LDL-P quanto LDL-C seriam maiores (em alguns indivíduos), enquanto os triglicerídeos seriam notavelmente baixos.
Os triglicerídeos estão sendo esgotados pelo uso, mas não há como negar que sejam necessários mais "barcos" (LDL-P) para fornecê-los ao corpo.
Há uma maior mobilização de LDL-P  que poderia ser usada pelo organismo como uma "loja alternativa de glicogênio".
Então, os exames podem mostrar LDL "alterados" para cima. Veja bem: coloquei aspas em alterados, pois os valores médios dos exames estão estatisticamente baseados em pessoas que, na maioria, utilizam glicose como combustível principal (dieta ocidental /pirâmide alimentar).
É uma estatística injusta para quem faz cetogênica ( utilizando gordura como combustível principal)!
Não dá para comparar carros que utilizam álcool com outros que usam gasolina e querer que façam a mesma média de consumo, por exemplo. 
Assim como farão médias de consumo diferentes, terão desempenho diferentes (geralmente), onde com álcool o motor ganha desempenho, polui menos, carboniza menos, etc.
Seria ruim LDL mais alto nestas circunstâncias?  É uma adaptação?
Como diz Dr. Fung: não sabemos (ainda).

Pensamento similar a Dave Feldman
Mais com Dr-ron-krauss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.