1.10.19

New York Times: carne

FONTE
O estudo explicado
FONTE EM PORTUGUES
MAIS (com outros vieses)
Do Diet Doctor
Nina Teicholz
Resultado de imagem para imagem carne de boi

As evidências são fracas demais para justificar que as pessoas comam menos carne, segundo uma nova pesquisa. Os resultados "corroem a confiança do público", disseram os críticos.
Se há benefícios à saúde ao comer menos carne bovina e suína, eles são pequenos , concluíram os pesquisadores.
"A certeza das evidências para as reduções de carne foi de baixa a muito baixa", disse Bradley Johnston, epidemiologista da Universidade Dalhousie, no Canadá, e líder do grupo que publica a nova pesquisa nos Annals of Internal Medicine.
Para avaliar as mortes por qualquer causa, o grupo revisou 61 artigos relatando em 55 populações, com mais de 4 milhões de participantes. 
Os pesquisadores também analisaram estudos randomizados que ligavam carne vermelha a câncer e doenças cardíacas (são muito poucos), bem como 73 artigos que examinaram as ligações entre carne vermelha e incidência e mortalidade por câncer.
Em cada estudo, os cientistas concluíram que os vínculos entre comer carne vermelha e doenças e morte eram pequenos, e a qualidade das evidências era baixa a muito baixa.
Isso não quer dizer que esses links não existam. Mas eles estão principalmente em estudos que observam grupos de pessoas, uma forma fraca de evidência. 
Mesmo assim, os efeitos do consumo de carne vermelha na saúde são detectáveis ​​apenas nos maiores grupos, concluiu a equipe, e um indivíduo não pode concluir que será melhor não comer carne vermelha.