23.1.20

Janela Prandial

Resultado de imagem para imagem keto

A janela prandial é o período oposto ao jejum: o tempo em que passamos alimentando-nos (entre o café da manhã e o jantar).
Com a consolidação do jejum como forma de rejuvenescimento, desinflamação, emagrecimento e da melhora de toda a síndrome metabólica, a janela prandial é fundamental.
No dia a dia, torna-se importante atrasar o máximo possível o café da manhã (ou mesmo não fazê-lo) e adiantar ao máximo o jantar.
Um protocolo interessante é estar 16h por dia jejuando e 8h procedendo às refeições. Chama-se janela restrita de alimentação.
Um almoço iniciado ao meio-dia, um lanche ao meio da tarde e um jantar às 19h (que termine totalmente às 20h) é o mínimo para se obter benefícios.
Se o almoço ocorrer às 13h e o jantar às 18h (sem o lanche da tarde), terminando totalmente às 18h30, obviamente o resultado potencializa-se.
Outro protocolo, onde se faz um jantar lento e calmo (pausando entre cada alimento) das 18h às 20h, sem nenhuma outra refeição no dia, apenas ingerindo café / chá sem adoçar e água com eletrólitos, haverá resultados surpreendentes.
Se um ou dois dias na semana (de forma espaçada) houver a interrupção completa da alimentação, estando mais de 30h em jejum, o benefício é notório em um mês.
O importante é estar sempre dançando entre esses vários protocolos, para que o corpo não se acostume.
Na janela prandial, é fundamental ingerir alimentos in natura, sem carboidratos pesados, evitando superavit calórico.
Dar preferência às proteínas, fará com que a fome se estabilize. 
Enquanto o organismo não bate seu potencial proteico, temos necessidade de continuar sempre comendo.  Ficamos "patinando" na lama.
Novos estudos sugerem a média de 2 gr de proteína por kg de peso ideal: não é baseado no sobrepeso da pessoa, é no seu IMC almejado.
Lembrando: 1 kg de carne bovina terá em torno de 250 gr de proteína. Se for mais magra, a porcentagem proteica aumenta.
A determinação mínima é de menos de 1 gr por kg corporal para nossa sobrevivência. Sobreviver é menos que prosperar.
Se queremos prosperar e estar numa recuperação ótima, mais que o mínimo se faz necessário.
Jejuando, sentimos fome, mas não passamos fome. "Comemos" a gordura corporal.
AQUI uma das  fontes.