14.7.20

Dieta carnívora em 1856

O livro "A filosofia do estômago" foi publicado pelo escritor alemão, Bernard Moncriff, em 1856 - Londres.

Destaques impressionantes, escritos a tanto tempo: 
"Não posso deixar de olhar muito do que foi escrito sobre o estômago e a digestão com um sorriso semelhante ao dos astrônomos modernos quando examinamos trabalhos astrológicos".
"Gosto mais da doçura do leite do que do açúcar e da acidez da carne do que da fruta".
"Entre todas as bebidas, gosto mais de leite, por isso não tomo outro líquido além do leite. De todos os comestíveis, gosto mais de carne, como, por isso, de preferência em relação a qualquer outra coisa".
"A salubridade foi e é o meu principal motivo para aderir a uma dieta exclusivamente animal".
"Eu não como pelo simples fato de gratificar meu paladar, mas para satisfazer meu apetite, eu paro de comer quando já comi o suficiente. Mas com os condimentos, drogas e bebidas, você não pode dizer quando já comeu o suficiente".
"Deixe o seu apetite como único mestre que determina as horas e a frequência das refeições, bem como a quantidade de alimentos. Agora, faço com mais frequência apenas duas refeições diárias de carne, enquanto tomo um copo de leite sempre que quiser. Como regra geral." no entanto, não tomo nada nas últimas duas horas antes de ir para a cama, o que contribui para a solidez ininterrupta do sono".
"A dieta mais saudável é aquela que requer a menor quantidade de matéria a ser introduzida na cavidade digestiva para apoiar o sistema".
"A quantidade de alimento animal necessária para o apoio total do sistema é muito menor, a ponto de constituir uma diminuição muito considerável do sangue que flui para o coração e os pulmões; espero ver reconhecido que a força dos homens aumentaria muito com a adoção da minha dieta. Eu mesmo experimentei um aumento considerável da força do meu corpo, principalmente no que diz respeito à locomoção. Corro pela mesma distância quase na terceira parte do tempo que me levou anteriormente."
"A carne de açougueiro comum é mais de seis vezes nutritiva que a batata e mais de sete vezes mais nutritiva que o pão de trigo".
"Também foi descoberto, não só por uma questão de experiência pessoal geral, mas por experimento direto, que os alimentos de origem animal são mais digeríveis que os vegetais".
"É melhor que os homens se abstenham de frutas e tudo o mais desfavorável para os dentes ou o estômago. Aparentemente, as frutas são destinadas à economia da natureza para os pássaros destituídos de dentes e cuja conta é construída exatamente com a substância que o professor Valentin usaria para os dentes. Todos os vegetais são, na minha opinião, adequados apenas aos animais, que por sua vez devem servir de alimento para o homem".
"Haverá um tempo em que toda a raça humana viverá com uma dieta exclusivamente animal".
"Uma dieta exclusivamente animal, pelo contrário, é capaz de ser adotada por toda a raça humana e em todos os cantos do globo, sob o sol ardente da África e das regiões árticas".
"As crianças criadas com uma dieta exclusivamente animal e conscientizadas das grandes vantagens dessa dieta resistiriam às tentações das casas de maconha e dos divãs".
"A matéria introduzida no meu estômago diariamente não é muito mais do que a terceira parte anterior à minha mudança de dieta, meu apetite está muito mais satisfeito e meu corpo mais forte do que antigamente".
"A carne é o alimento que menos causa danos aos dentes, mecanicamente ou quimicamente. Sem falar nas fibras e grãos vegetais pelos quais os dentes dos animais vegetarianos estão sendo desgastados, até mesmo os vegetais carnudos e com polpa, como batatas, estão agindo na mesma direção, embora em menor grau, por seu desgaste".
"Uma dieta exclusivamente animal é única, simples e harmoniosa em seu caráter, embora os artigos possam ser derivados de animais de várias ordens. Como há menos diferença química entre a carne de um elefante e a de uma galinha ou um salmão, então geralmente existe entre as batatas de um alimento do mesmo tipo".
“Meu rosto, por ser bastante raso, tornou-se claro e jovem, meus olhos serenos e espelhos de felicidade. Dava-me um prazer desconhecido, ou melhor, esquecido, pular sobre valas e sebes e fazer os exercícios que exigiam força muscular”.
"Não senti a menor desagradabilidade decorrente dos intestinos, seja na forma de arrotos do estômago, ou obstrução, disenteria ou qualquer outra denominação. De fato, se não fosse da memória e dos livros, eu deveria não saber que tinha estômago e intestinos. A evacuação do intestino ocorre com facilidade e regularidade uma vez a cada dois dias. A quantidade de urina e fezes é, como seria de esperar, muito menor do que anteriormente. Minha secreção nasal também diminuiu muito; e minha garganta e boca estão perfeitamente limpas, não tenho ocasião para cuspir".
"Minha secreção nasal diminuiu bastante, juntamente com as outras secreções, principalmente porque substituí uma quantidade de leite por carne".
"É extremamente provável que minha bexiga, fígado, estômago e o restante do canal intestinal tenham diminuído gradualmente de tamanho, o que acontece com todos os animais que mudam de vegetais para uma dieta carnívora. Então, por exemplo, o girino, que vive dos vegetais, possui um tubo digestivo extremamente longo; mas em seu estado perfeito, e quando seu apetite se torna totalmente carnívoro, os intestinos ficam muito encurtados, perdendo quatro quintos do comprimento".
"A boca do homem não foi feita para matar a presa, mas para comer sua carne, para a qual os dentes, a língua e todo o aparato gustativo são admiravelmente adaptados".
"A mera forma dos dentes humanos importa muito pouco do ponto de vista dietético. Faca e garfo superam os dentes de corte mais formidáveis ​​de qualquer leão ou monstro antediluviano".
"O estômago, no entanto, não taxa os artigos pelo preço comercializável, mas pelo peso, digestibilidade e outras propriedades químicas e mecânicas. Não existe neutralidade em nosso sistema. Tudo o que entra nele deve fazer alguma coisa — seja bom ou mal".
"Por seis dias consecutivos, comi, em vez de carne, duas libras e um quarto de batata assada diariamente, sem sal ou qualquer outro ingrediente. Meu apetite não estava tão satisfeito quanto com os três quartos de libra de carne, e também senti uma sede mais difícil de saciar, pela qual fui obrigado a tomar mais de dois litros de água, além da quantidade habitual de leite".
"Fiz um experimento semelhante com pão de trigo caseiro, sem sal e outros ingredientes, por oito dias seguidos. Comi duas libras e meia de pão em vez de carne, sem que meu apetite fosse satisfeito, enquanto a sede ainda era maior do que no caso das batatas, para obrigar-me a tomar, além do leite, mais de meio litro e meio de água".
"Dos animais onívoros, também foi observado que eles preferiam animais a alimentos vegetais".
"Os dentes de animais carnívoros em um estado natural não foram vistos como deteriorados, o que é sempre o caso dos comedores de vegetais. O cão, que muitas vezes está sujeito à dor de dente, provavelmente deve agradecer isso à corrupção que sua dieta natural está sofrendo no estado domesticado".
"O gato domesticado, que vive com uma dieta mista, tem seu intestino dois quintos maior do que o gato selvagem".
"Embora resfriados e doenças pulmonares sejam comuns entre os bovinos, eles raramente são encontrados, entre os carnívoros".
"Posso afirmar, sem medo de contradição, que toda matéria de animal morto introduzida de alguma forma na cavidade digestiva de todo animal, sem exceção, está sendo convertida em matéria viva do mesmo animal".
"Algumas plantas vivem de outras plantas, mas nenhuma planta pode converter todas as outras matérias vegetais em sua própria matéria viva, e a conversibilidade mútua é inteiramente necessária. Presumo, portanto, que a conversibilidade mútua ilimitada é um único caractere, suficiente para marcar a linha entre os dois reinos: estar presente no animal e ausente do reino vegetal. É essa semelhança química e conversibilidade mútua que confere a uma dieta exclusivamente animal o caráter de singularidade, simplicidade e harmonia".
"A grande superioridade da força dos carnívoros sobre os animais vegetarianos se deve a essa dupla provisão, a saber, o maior desenvolvimento dos pulmões e o menor tamanho do conteúdo abdominal".
"Os primeiros efeitos repulsivos da maioria dos condimentos, licores, chá, café e etc., são bastante esquecidos pela maioria das pessoas, sendo esses artigos, infelizmente, introduzidos na dieta de crianças de todas as classes. No entanto, é frequentemente observado que as crianças, ainda não muito habituadas de maneira diferente, rejeitam, quando deixadas por sua própria escolha, tudo salgado, azedo, amargo e quente".
"A noção popular ainda está em voga, segundo a qual toda coisa comestível e potável, seja em um estado de natureza ou fabricada, deve ser presumida como saudável e adequada ao homem, até que o contrário seja comprovado. Essa noção é baseada em outra noção popular de que tudo foi feito para se adequar ao homem.A verdade, porém, é que o homem, embora tenha direito a comer ou usar de outra forma tudo o que pode se apossar, encontra um número comparativamente muito pequeno de vegetais que lhe convém bem".
"Fui muito escrupuloso em observar a regra, não consumir nada, mas tudo o que meu estômago possa digerir facilmente, e usar apenas as coisas que me fazem bem".
"Um apetite sadio não deve ser contido, sendo esse apetite a indicação das necessidades do sistema, que devem ser satisfeitas ao máximo".
"Um homem perfeitamente saudável poderia ter apenas um apetite, e este era saudável, enquanto o falso apetite só poderia existir com saúde imperfeita".
"O homem deve ter sido provido de um senso de paladar tão pervertido que o faz gostar das coisas que são menos saudáveis para ele".
"Os animais desprezam o que lhes é prejudicial e distinguem plantas venenosas de salutares por instinto natural; e que comem apenas plantas nocivas quando pressionadas por extrema fome".
"É melhor os homens comerem para viver do que viverem para comer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.